sexta-feira, 23 de abril de 2021

Veja melhor horário - Superlua Rosa pode ser observada na próxima semana

 De acordo com o Climatempo, o melhor momento de observação será durante o amanhecer de terça-feira

A primeira Superlua de 2021 deve ocorrer entre as próximas segunda (26), e terça-feira (27), e poderá ser vista de todo o mundo.
O fenômeno, também conhecido como Super Lua Rosa, ocorre quando o satélite está em fase de Lua Cheia e a uma distância menor da Terra, conforme o Observatório Astronômico de Lisboa.
De acordo com o Climatempo, o melhor momento de observação será durante o amanhecer de terça-feira (27). Instantes antes e enquanto o sol estiver nascendo, a lua irá se pôr no horizonte, em sua fase mais próxima da terra.
Mesmo assim, quem observar a lua durante o nascer, na segunda-feira (26), também pode contemplar o fenômeno.

Entenda fenômeno - A Super Lua ocorre quando a Lua Cheia está distante a menos de 110% do perigeu da sua órbita. O Perigeu é ponto orbital mais próximo do planeta; e Apogeu, o mais afastado.
A lua vai parecer maior que o normal, por estar mais próxima da terra e pela ilusão de ótica causada pela proximidade com o horizonte. O satélite também tem aparência mais brilhosa e avermelhada no período.

Outra superlua - Em maio deste ano, o fenômeno ocorrerá novamente, em conjunto com um eclipse. Conforme o observatório, o eclipse total da super lua será registrado em 26 de maio, visível em apenas alguns lugares da terra.
No caso dessa superlua, o melhor horário para contemplação ocorre ao anoitecer, desde o nascer da lua, pouco antes de o sol se por.

Nenhum comentário:

Postar um comentário