sábado, 17 de julho de 2021

Número de inscritos para o Enem no Ceará é o menor em 11 anos

Dados foram divulgados pelo Inep nesta sexta-feira - Há inscritos no exame impresso e digital

Enem tem a menor taxa de inscritos no Ceará desde 2010

O número de pessoas inscritas para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 no estado do Ceará é o menor em 11 anos. Os dados foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostram uma queda vertiginosa no número de candidatos neste ano. Em comparação com 2020, houve queda superior a 82 mil inscrições.
O número segue uma tendência nacional, a qual registrou queda de 34% nas candidaturas em comparação com o ano passado. Em todo o país, foram 4 milhões de inscritos; em 2007, foram 3,57 milhões.
No Ceará, a queda foi de 25% nas inscrições, quando comparados os dados de 2020 e 2021. No ano passado, apresentaram pedido de inscrição no estado 325.706 candidatos. Neste ano, foram 243.414.
O número final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, uma vez que o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser feito até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não é concluída.
Para incentivar a participação de alunos na rede pública no exame, uma lei estadual garante o pagamento pelo Governo do Estado aos candidatos de escolas estaduais para quem teve o pedido de isenção negado.

Exames digital e impresso - De acordo com o Inep, 240.114 candidatos escolheram fazer o Enem na versão impressa, enquanto 3.300 optaram pela versão digital. Diferentemente da última edição, as duas provas serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro de 2021).
Conforme o Inep, o Enem Digital é exclusivo para quem já tiver concluído o ensino médio ou deve terminá-lo neste ano. Os "treineiros", participantes interessados em fazer o exame para testar seus próprios conhecimentos, só puderam optar pela prova impressa. Os exames de ambos serão iguais, com as mesmas provas, itens iguais e mesma redação.

Fonte - Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário