quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Incêndio atinge área de mata em Mombaça há três dias seguidos

Bombeiros tentam controlar as chamas desde o último domingo e enfrentam dificuldades para acessar a área do fogo

Fogo começou ainda no último domingo e vem se alastrando mata adentro na Serra dos Canzuins, em Mombaça

Um incêndio de médias proporções atinge parte da Serra dos Canzuins, no município de Mombaça, no interior do Ceará, há pelo menos três dias consecutivos. O fogo tem se espalhado por pontos de difícil acesso, com vales e relevos acidentados, situação que dificulta a ação do Corpo de Bombeiros Militar.
A corporação se deslocou ao local onde foram registradas as primeiras chamas ainda no último domingo. A equipe conta com o apoio voluntário de alguns moradores da região, que trabalham para impedir que o fogo alcance residências próximas da área.
O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Tenente-coronel Nijair Araújo, afirma que ainda não foi possível fazer um diagnóstico sobre a causa do incêndio. Segundo ele, no momento, os agentes concentram esforços para debelar as chamas e impedir que o fogo se alastre com maior velocidade a outras áreas da mata.

Populares ajudam bombeiros no combate às chamas

Com o fim do período de pós-estação chuvosa, que se estende de junho a julho, o Ceará fica sob risco maior de ocorrências de incêndios florestais, como acontece tradicionalmente no Estado nesta época do ano. A falta de chuva e a ação humana, principalmente no campo, são complicadores para as queimadas em regiões de mata.
O maior número de incêndios costuma ser registrado em setembro, quando as temperaturas costumam atingir níveis máximos e a umidade relativa do ar cai consideravelmente. Segundo relatório recente apresentado pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, pelo menos 70% do território estadual apresenta "risco alto ou muito alto" para a ocorrência de queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário