domingo, 22 de agosto de 2021

Jovem é aprovado em duas faculdades do Ceará enquanto cumpria pena

Aurélio Maia, 26 anos, viu na educação um caminho para a liberdade - O jovem passou quatro anos recluso, foi aprovado em ciências sociais na Universidade Federal do Ceará e em física no IFCE - Agora está em regime domiciliar

Aurélio estudou enquanto estava preso

Os ensinamentos do educador Paulo Freire inspiraram a mudança na vida de Aurélio Maia, 26 anos, aprovado em duas faculdades do Ceará enquanto estava preso. O jovem passou ao regime domiciliar em junho deste ano, após ser aprovado no curso de licenciatura em ciências sociais, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e posteriormente, na licenciatura em física, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
“Costumo sempre citar o nome de um grande pedagogo: Paulo Freire. Ele disse que ‘estudar é um ato revolucionário’. Estudar é a maior arma que se tem contra o sistema. A minha maior alternativa para a minha liberdade, para que eu pudesse me reinserir na sociedade, foi estudar. Então, é um conselho que eu deixo: estudar é a melhor saída. Estudar, além de revolucionário, é libertador”, diz Aurelio.
Aurélio foi condenado em 2017 a uma pena de 17 anos e oito meses pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal, mas nos quatro anos que passou detido encontrou na educação um caminho para a liberdade.
As notas do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) de 2020 permitiram a entrada na universidade. Depois de ser aprovado na UFC, ele teve de optar por física por causa de uma oferta de emprego. Ele vai começar o curso no IFCE no próximo semestre.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Aurélio passou por uma seleção na Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso da pasta e foi selecionado para uma vaga de auxiliar administrativo, sendo encaminhado um pedido ao fórum para a efetivação da contratação.
O jovem comemora a oportunidade de seguir um novo caminho, sem esquecer as lições dos momentos difíceis antes das aprovações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário