quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Advogado é flagrado em presídio de segurança máxima do Ceará com bilhete para chefe de facção

 O homem tinha ido fazer atendimento ao detento Paulo Henrique Oliveira dos Santos, 31, o ´Sassá´ - Os dois foram levados para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco)

A ocorrência foi registrada no fim da tarde desta quarta-feira - Durante a abordagem, o advogado suspeito ainda tentou agredir fisicamente o diretor da unidade

O advogado Júlio César e Silva Barbosa foi detido no fim da tarde desta quarta-feira (15) na Unidade Prisional de Segurança Máxima do Ceará, em Aquiraz, sob suspeita de tentar entregar um bilhete ao detento Paulo Henrique Oliveira dos Santos, 31, o ´Sassá´, que é apontado pelas autoridades como um dos chefes no Ceará de uma organização criminosa carioca. Na saída do atendimento ao detento, o advogado se recusou a mostrar o papel.
Ao ser interpelado pelos agentes, ele teria ameaçado o diretor da unidade e agido com violência. Júlio César recebeu voz de prisão e foi detido por policiais penais da Segurança Máxima. Ao ser colocado na viatura, ele quebrou parte do xadrez.
Ele e o detento foram levados para a Draco, em Fortaleza. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou o caso e disse que o advogado quis repassar informações ao detento e, ao ser questionado pelo diretor da unidade, tentou agredir o gestor do presídio fisicamente.
Foi contido pelos policiais penais de plantão e levado a uma viatura para ser conduzido a Delegacia. Ao entrar no veículo, o advogado quebrou a porta do equipamento cubículo e resistiu a prisão em flagrante"

QUEM É 'SASSÁ' - Paulo Henrique fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) em 2008 juntamente com seu principal comparsa, o assaltante de bancos e sequestrador Alexandre Ribeiro de Souza, o ´Alex Gardenal´.
Dois anos depois ele foi preso novamente. A captura aconteceu enquanto 'Sassá' estava em sua residência, em Aracaju. Já em 2021, A Polícia Civil cumpriu novamente mandado de prisão contra Paulo.
Conforme a SSPDS, ele vinha comandando esquema de tráfico de drogas mesmo dentro de uma penitenciária de Pernambuco. Logo após ser descoberto, o preso foi transferido para o Ceará. Quando a unidade prisional estadual de Segurança Máxima foi inaugurada, 'Sassá' foi um dos primeiros a ser levado ao novo equipamento.

CPPL IV - Em 2019, um caso similar aconteceu na saída da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. O advogado Alaor Patrício Júnior foi detido em flagrante, em posse de quase 20 bilhetes contendo mensagens de integrantes de organizações criminosas.
Alaor tinha se encontrado com quatro detentos do prédio e disse em depoimento, já na delegacia, que foi obrigado a entregar os bilhetes "pois teme por sua vida" e que não poderia dizer às autoridades quem vinha o ameaçando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário