terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Levantamento - Chance de um negro ser morto pela polícia no Ceará é 7 vezes maior do que um branco

Análise considera dados de 2020, mas indica alta subnotificação na raça dessas pessoas mortas

Mortes pela polícia no Ceará em 2020 subiram 6,6%

A chance de uma pessoa negra ser morta em intervenções policiais no Ceará é sete vezes maior do que a de uma pessoa branca, segundo um estudo realizado pela Rede de Observatórios da Segurança. Ao todo, das 39 pessoas que tiveram raça indicada nos relatórios, 34 eram negras e 5, brancas.
O relatório "Pele-alvo: a cor da violência policial" analisou dados de mortes por intervenção policial em sete estados, incluindo o Ceará. Para os pesquisadores que montaram o estudo, o boletim "revela o impacto do racismo policial".
Na análise feita pelos pesquisadores, 145 pessoas foram mortas por agentes da segurança em 2020, frente a 136, em 2019, o que representa um aumento percentual de 6,6%. Contudo, nos dados do ano passado, das 145 pessoas mortas, 106 não tinham indicação racial.
Para os analistas, isso representa uma "omissão, que demonstra outra face do racismo".
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse, em nota, que "está em fase de conclusão um estudo que tem o objetivo de aperfeiçoar os critérios para a coleta de dados de raça". Segundo a pasta, atualmente, isso é feito com o auxílio de familiares das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário