sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Governo do Ceará reduz tempo recomendado de isolamento por Covid-19

O isolamento deverá ser feito por cinco dias, caso dê negativo, e sete dias para casos de aparecimento de sintomas respiratórios e febre

Pacientes fazem testes para Covid-19

O isolamento de casos leves e moderados de Covid-19 tem um novo prazo recomendado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O isolamento deverá ser feito por cinco dias, caso dê negativo; e sete dias para casos de aparecimento de sintomas respiratórios e febre.
Esse isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da doença, quando é possível transmitir o patógeno em condições de infectar outra pessoa, reforça a Sesa.
De acordo com a Sesa, no quinto dia de isolamento, se os sintomas persistirem, o isolamento deverá ser mantido. Se a pessoa não apresentar sintomas, não apresentar uso de analgésicos ou antitérmicos por 24 horas, o mesmo deverá fazer o teste para Covid-19, preferencial teste de antígeno.
Na falta deste, o RT-PCR. Caso positivo, o isolamento deve continuar até o décimo dia. Se negativo, sair do isolamento, mas manter as medidas adicionais sempre até completar os dez dias.
Já no sétimo dia de isolamento, se os sintomas se mantiverem, o teste para Covid-19 é opcional, porém o isolamento deve continuar até o décimo dia.
Junto a isso com reavaliação médica se os sintomas estiverem presentes. Caso não apresente nenhum sintoma, a pessoa deve sair do isolamento, porém mantendo as medidas adicionais sempre até completar os dez dias.

Medidas adicionais durante os cinco dias adicionais (6º ao 10º dia)

- Usar máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público.

- Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da Covid-19, como também locais com aglomerações de pessoas.

- Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares; evitar comer próximas a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho.

- Não viajar durante o seu período de isolamento de 05 dias após o início dos sintomas. Após esse período, orienta-se fazer teste para detecção do vírus SARS-CoV-2, teste rápido de antígeno. Só viajar se o resultado for negativo e se estiver sem sintomas antes da viagem. Caso não for possível realizar o teste, orienta-se adiar a viagem por pelo menos 10 dias, a contar do início dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário