segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Nova quarentena para pacientes com Covid-19 durará de cinco a dez dias - Veja novas regras

 Prazo anterior era de dez dias

Homem faz teste de Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10), a redução no período de isolamento de pacientes com Covid-19. Para pessoas assintomáticas, a quarentena mínima será de cinco dias, desde que apresentem teste negativo, e uma semana, sem a necessidade de realização de exames. Para quem tiver sintomas, o prazo anterior — de dez dias — se mantém.
Mesmo com as novas regras, todos os pacientes devem manter as recomendações sanitárias — como, por exemplo, evitar aglomerações e viagens, usar máscara e higienizar as mãos — até o 10º dia.

Confira o detalhamento das novas regras

Cinco dias > Vale para pacientes sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. Deve apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no 5º dia.

Sete dias > Pacientes assintomáticos estarão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar teste. Para os sintomáticos devem apresentar exame negativo e não ter sintomas respiratórios, febre e usar antitérmicos nas 24 horas anteriores.

Dez dias > Pacientes que apresentarem sintomas e teste positivo no 7º dia de isolamento.

Nova onda > Apesar do aumento de casos de Covid, Queiroga espera que não haja ‘explosão’ de óbitos.

Mas há exceção > Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá se manter isolado até completar dez dias.

A decisão foi tomada após reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O ministério citou o avanço da campanha de vacinação como cenário que viabiliza adoção da medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário