quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

IGUATU - Vereador chama professores de "gulosos" durante votação de reajuste salarial

O parlamentar ainda chamou os professores de mal educados

O vereador Rômulo Fernandes (PSD), de Iguatu, no interior do Ceará, chamou os professores da rede pública municipal de "gulosos", durante um protesto por reajuste salarial da categoria. O caso ocorreu na sessão da última terça-feira (22), enquanto os servidores públicos ocupavam a sessão plenária para acompanhar a votação dos parlamentares.
A fala ocasionou vaias dos professores, que pleiteiam reajuste de 33,24% conforme a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério. A Prefeitura havia mandado para a Câmara uma proposta de reajuste de 10,18%, que acabou sendo aprovada por maioria.
Ao fazer uso da palavra, o vereador, que é da base do governo do prefeito Ednaldo Lavor (PSD), afirmou que os professores presentes na Câmara Municipal estariam fazendo "politicagem", ao reinvidicar a adequação salarial.
"É muito triste; vocês devem dar exemplo de educação, tenham educação, vocês estão dando mau exemplo na Casa", afirmou o parlamentar.
Rômulo disse ainda que os professores estariam pedindo o que estaria acima do direito da classe e sugeriu que outras categorias do funcionalismo público seriam prejudicadas.
"O município não só tem vocês como funcionários, não. Tem a Saúde, o pessoal do Demutran, de todos os cargos. Vocês são muito gulosos, vocês se acham o tal, nós aqui não temos medo de zoada", disse o vereador ao microfone. Por fim, o parlamentar do PSD chamou os professores de mal educados. O discurso provocou risos de outros vereadores, apesar da seriedade da discussão.

VEJA O VÍDEO

A postura do parlamentar repercutiu nas redes sociais e gerou nota de repúdio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu (SPUMI). A entidade classificou a postura como "infame" e disse ter dificuldades de usar a tribuna da Casa para discutir assuntos sensíveis à categoria.
A Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) também se manifestou sobre o assunto e repudiou a fala do parlamentar.
"Os ataques aos trabalhadores e trabalhadoras que estavam ali lutando pela garantia de um direito conquistado, são condutas antissindicais, totalmente ilegais, pois violam o direito fundamental à liberdade sindical", disse a entidade em nota.

PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO - O reajuste do piso nacional do magistério é um direito da categoria previsto desde 2008. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o reajuste em 33,24%.
Mais de 90 cidades no Ceará já encaminharam proposta de reajuste. Nesta quarta-feira (23), o Governo do Estado aprovou o percentual de 33,34% na Assembleia Legislativa.

Com informações do Diário do Nordeste

3 comentários:

  1. Como vocês aceitam um verme desse como vereador e uma cidade que está indo a ruínas com vereadores cabeça de papel e nojentos,tenho vergonha de dizer que sou de iguatu por conta desses vermes

    ResponderExcluir
  2. São bonzinhos para aumentar os vencimentos deles, que sempre são exorbitantes. Esses lixos da política.

    ResponderExcluir
  3. É pra ser lembrado nas proxima eleição o vereador guloso o guloso

    ResponderExcluir