segunda-feira, 14 de março de 2022

354 famílias seguem fora de casa devido às fortes chuvas em Várzea Alegre e Cedro

Onze localidades da zona rural de Cedro foram afetadas - Em Várzea Alegre, moradores das comunidades de Canindezinho e Caraíbas relataram os prejuízos causados pelas fortes precipitações

Cidade do Cedro, no interior do Ceará, tem 300 famílias desabrigadas após fortes chuvas no fim de semana

No Ceará, 354 famílias seguem fora de suas casas por conta das fortes chuvas registradas nos municípios de Cedro e Várzea Alegre, nas regiões Centro-Sul e Cariri. Em Várzea Alegre o rompimento de barragens de açudes da região deixou várias localidades do município inundadas. No Cedro a cheia do Açude Ubaldinho afetou a rotina da população do entorno.
Conforme o Corpo de Bombeiros, 300 famílias seguem afetadas nesta segunda-feira (14), no Cedro. Foram afetadas as localidades de Cariuzinho, Tapera, Casa Nova, Recanto, Lagoa Seca, Lagoa da Onça, Jenipapeiro, Catolé, Curral de Várzea, Peixoto e Baixio dos Patos.
Segundo a prefeitura de Cedro, equipes da assistência social, secretaria de saúde e defesa civil vão visitar comunidades afetadas e prestar ajuda para as famílias.
Já em Várzea Alegre, nesta segunda, 54 famílias que moram perto do açude Canindezinho, no distrito de Caraíbas, seguem longe de suas residências. A prefeitura municipal afirmou que as famílias mais afetadas são das comunidades de Canindezinho e Caraíbas. O órgão disse que disponibilizou para as famílias três caminhões para ajudar na mudança.
Os moradores transferiram para casas de amigos e de outros familiares móveis e eletrodomésticos como geladeiras e fogões. A Defesa Civil de Várzea Alegre disse que choveu cerca de 200 milímetros na localidade de Canindezinho o que ocasionou os prejuízos.
O agricultor Alfredo Gomes reside na comunidade de Cariuzinho há 30 anos e nunca havia visto uma cena de destruição. "Faz 30 anos que moro aqui e nunca vi uma situação dessas. Tivemos muitas perdas. Muitas cercas quebradas, irrigação danificada, muita coisa levada por conta da força da água da chuva. O pasto do gado cobriu todo é muito triste a situação".
Equipes do Corpo de Bombeiros com a Defesa Civil do Estado continuará com as visitas às comunidades afetadas para avaliar os danos e os riscos para as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário