quarta-feira, 9 de março de 2022

Iguatu - Polícia prende suspeito de fraudes no seguro DPVAT

 O nome da operação vem do grego “enganação” e “fraude”

A “Operação Apate”, com objetivo de combater as fraudes no recebimento do seguro dos Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, conhecido como DPVAT, prendeu nesta quarta-feira, 09, uma pessoa. A ação foi deflagrada pela Equipe de Investigações da Delegacia Regional de Iguatu.
O nome da operação vem do grego “enganação” e “fraude”. A prisão de Pedro Pereira Amorim, 38, foi por meio de Mandado de Prisão Preventiva.
Popularmente conhecido por “Pedrinho Dpvat” ele acabou preso com vários documentos relacionados às fraudes, além de uma impressora, utilizada nas falsificações e a quantia de R$ R$ 3.200,00

Investigações - Com uma investigação de dois meses estima-se que as fraudes ocorreram há mais de cinco anos. A polícia apurou que Pedro realizava a falsificação de documentos – Boletins de Ocorrências e Fichas de Atendimento Médico – e registros inautênticos de ocorrências, entre outras atividades ilícitas. O suspeito encaminhava os pedidos fraudados de seus clientes para a Seguradora Líder e solicitava o pagamento de seguros DPVAT.
Cerca de 50 Inquéritos Policiais e Boletins de Ocorrência foram registrados para investigarem fraudes ocorridas entre os anos de 2016 a 2021. Alguns dos processos já foram finalizados e remetidos ao poder judiciário. Muitos desses procedimentos foram originados por “notícias-crime” oriundas da Seguradora Líder.

Esquema - O suspeito mantinha um escritório de auxílio ao encaminhamento do seguro DPVAT, onde funcionava como intermediador, atuando em sua maioria nas cidades de Iguatu e Quixelô. Esse escritório recebia pessoas que eram vítimas de acidentes de trânsito. “Além disso, o golpista procurava as vítimas e dizia até que sem a ajuda dele não receberiam o seguro. Tudo isso como uma forma de forçar o cliente a contratar os seus serviços”, afirmou Wesley Alves, delegado de Iguatu.
Dependendo das lesões, o acusado encaminhava os pedidos de seguro DPVAT, mas na maioria das vezes com lesões maiores que aquelas realmente existentes, inclusive nas buscas foram apreendidos laudos médicos em branco a serem preenchidos conforme a vontade do estelionatário.
Após receber a documentação dos clientes, Pedro adulterava os laudos apresentados. As lesões eram “agravadas” ou transformavam-se em “invalidez permanente”, aumentando o valor a ser recebido. Para citar como exemplo, em um dos casos investigados uma Ficha de Atendimento Médico do Hospital Regional de Iguatu foi adulterada e uma simples queda de cavalo acabou se transformando em um acidente de moto, com o intuito de ludibriar a Seguradora e fazer com que ela pagasse um seguro indevido. Este pagamento, porém, não foi pago pela Seguradora.
O acusado ainda chegava a cobrar dos seus clientes a quantia de 30% sobre o valor que fosse concedido pela Seguradora. “Como se não bastasse nos cartões de visita apreendidos com o infrator, constava o nome “DPVAT REGIONAL”, justamente para dar a entender que ele teria privilégios dentro da Delegacia Regional de Iguatu”, pontuou o delegado.
Pedro Pereira acabou sendo preso e encaminhado para a Cadeia Pública mais próxima, ficando à disposição da Justiça. “A Polícia Civil comunica a todos que as investigações continuam e outras fraudes no seguro DPVAT praticadas por intermediários estão sendo apuradas e em breve mais pessoas podem ser presas”, disse Wesley Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário