quarta-feira, 9 de março de 2022

Veja lista - Cinco açudes do Ceará estão sangrando e outro reservatório atingiu 97% de armazenamento

 Antes dele, havia sangrado, na última segunda-feira (7), o Açude Ubaldinho que fica entre os municípios de Cedro e Várzea Alegre, no Sul do Estado

Cinco açudes cearenses estão atualmente com sua capacidade máxima de armazenamento. O último a sangrar foi o Quandú, que fica na cidade de Itapipoca. O reservatório atingiu sua capacidade máxima de 3,7 milhões de metros cúbicos nesta quarta-feira (9).
Antes dele, havia sangrado, na última segunda-feira (7), o Açude Ubaldinho que fica entre os municípios de Cedro e Várzea Alegre, no Sul do Estado. O reservatório foi construído em 1999 e tem capacidade para 31,80 milhões de metros cúbicos.
Outro reservatório cearense possui volume acima de 90% e também está próximo de atingir a sangria. Juntos, os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acumulam 21,6% da capacidade de armazenamento.

Açudes sangrando

Germinal - (Palmácia)

Tijuqinha - (Baturité)

Rosário - (Lavras da Mangabeira)

Ubaldinho - (Cedro)

Quandú - (Itapipoca)

Açude acima dos 90%

Barragem do Batalhão - (Crateús) - 97,59%

O atual cenário tem mais açudes sangrando, no entanto, com menor volume de armazenamento, se comparado a igual período do ano passado.
No começo de março de 2021, eram três açudes sangrando (Faé, Tijuquinha e Itapebussu), mas havia 23 reservatórios com mais de 90%. Naquela data, o volume total de armazenamento era de 27,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário