sexta-feira, 1 de abril de 2022

Açudes do Ceará registram em março o maior volume para o mês em 7 anos

O reservatório que conquistou o maior aporte hídrico ao longo deste ano foi o Castanhão

O Açude Ubaldinho foi o quarto a sangrar neste ano. O reservatório fica na divisa dos municípios de Cedro e Várzea Alegre, na região Centro-Sul do Ceará

O mês de março chegou ao fim nesta quinta-feira (31) com expressivos índices pluviométricos. Este foi o oitavo melhor março dos últimos 49 anos no Ceará. O período teve 267 milímetros de chuvas acumuladas, o que representa volume 31,3% acima da média histórica. Tanta água teve impacto direto e positivo nos reservatórios.
Os açudes cearenses atingiram o melhor volume hídrico, para março, dos últimos sete anos. Conforme levantamento realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os 155 reservatórios monitorados pelo órgão têm atualmente 28,88% de volume.
Índice superior a esse só havia sido registrado em 31 de março de 2015, quando os açudes atingiram 29,29% de capacidade de armazenamento. O número de açudes sangrando neste ano também é alto, o terceiro maior dos últimos dez anos, atrás apenas de 2020 e 2019.
Este mês também concentra o terceiro menor número de reservatórios abaixo dos 30%, o que mostra que as chuvas deste mês estão bem distribuídas.
Ao fim de março deste ano, já são 20 açudes que verteram, o dobro do registrado em igual período do ano passado. Confira lista:

Acaraú Mirim,

São Vicente,

Caldeirões,

Do Coronel,

Muquém,

Valério,

Angicos,

Itaúna,

Gameleira,

Mundaú,

Quandú,

Batente,

Gavião,

Germinal,

Itapebussu,

Maranguapinho,

Tijuquinha,

Rosário,

Ubaldinho,

Barragem do Batalhão

Açude que estão na iminência de verter

Sobral (99,7%),

Tucudunba (94,77%),

Itapajé (90,19%),

Acarape do Meio (90,37%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário