quinta-feira, 14 de abril de 2022

Só três cidades cearenses estão sem receber chuvas há mais de uma semana - Veja quais são

Duas delas estão com situação de emergência decretado devido a estiagem

Em três cidades do Ceará a chuva deu trégua e por lá não há precipitações há mais de uma semana

Mesmo ainda restando um mês e meio para o fim da quadra chuvosa (fevereiro-maio), o Ceará já se aproxima de atingir a média histórica para o período, que é de 600,7 mm. Até agora, já choveu o acumulado a 70% deste índice, o que indica bons e frequentes volumes no Estado. No entanto, para três cidades, o momento atual é outro. A chuva deu trégua e por lá não chove há mais de uma semana.
Os municípios de Parambu e Tururu são os que estão há mais tempo sem precipitações: 9 dias ao todo. Jaguaribara vem logo atrás, com oito dias sem pluviometria. Os dados foram levantados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A cidade Parambu, no Sertão Central e Inhamuns, só registrou chuvas acima da média em janeiro e, ainda assim, foi um desvio discreto, de apenas 6,8%.
Nos dois primeiros meses da quadra chuvosa, precipitações aquém da normal climatológica. Em fevereiro, o Município fechou com quase 80% abaixo da média e, no mês passado, 47% abaixo da normal.

Janeiro - média: 106,8 mm / observado: 114 mm / variação: 6,8%

Fevereiro - média: 100,6 mm / observado: 21,3 mm / variação: -78,8%

Março - média: 185,4 mm / observado: 98,2 mm / variação: -47%

Em Tururu, o cenário é melhor. Em janeiro choveu mais que a metade da média histórica (150,2 mm). Em fevereiro, novamente chuvas além da normal climatológico, com desvio positivo de 44,2% e, em março, discreto queda, com 6% de pluviometria abaixo da média.

Janeiro - média: 94,9 mm / observado: 192,3 mm / variação: 102,7%

Fevereiro - média: 150,2 mm / observado: 216,6 mm / variação: 44,2%

Março - média: 268,2 mm / observado: 252 mm / variação: -6%

O município de Jaguaribara teve arranjo semelhante. Choveu bastante no primeiro mês do ano, com precipitações 190% acima da média, que é de 91 mm. No mês seguinte, queda nos índices, tendo o período encerrado com chuvas 20% da média e, em março, novamente pluviometrias significativas. Março choveu 60% acima da média.

Janeiro - média: 67 mm / observado: 194,2 mm / variação: 190%

Fevereiro - média: 91,5 mm / observado: 73 mm / variação: -20,2%

Março - média: 190,3 mm / observado: 305 mm / variação: 60,3%

Lacuna pode crescer - Em se confirmando as previsões para os próximos dias, essa ausência de chuvas nos três municípios deve crescer. A Funceme prevê baixa possibilidade de precipitações paras as regiões as quais estão situadas essas cidades.

Estado de emergência - Das três cidades há mais dias sem chuva, apenas Tururu não está com decreto de emergência vigente. No fim de novembro do ano passado, Parambu teve a situação de calamidade reconhecida devido a ausência de chuvas. O decreto no Município é válido até o dia 29 de maio deste ano.
Já a cidade de Jaguaribara decretou estado de emergência em 9 de fevereiro deste ano e tem o período de calamidade vigente até o dia 12 de agosto.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, "a decretação de situação anormal tem o objetivo de estabelecer uma situação jurídica especial a fim de facilitar a gestão administrativa pública para a execução das ações de socorro e assistência humanitária à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário