quarta-feira, 6 de abril de 2022

Vereador de Caririaçu tem diploma cassado pela Justiça Eleitoral por compra de voto

A compra de votos foi comprovada por meio de interceptação telefônica

O vereador de Caririaçu, Tiago de Rossini, teve o diploma cassado pela Justiça Eleitoral

A 71ª Zona Eleitoral do Ceará (TRE-CE) condenou o vereador Tiago de Rossini (PDT) a pagamento de multa de 1.000 UFIR e perda do cargo de vereador do município de Caririaçu, por compra de voto durante campanha eleitoral realizada em 2020. A decisão foi tomada após ação do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Segundo o Ministério Público do Ceará (MP-CE), durante a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi comprovada a oferta de dinheiro em troca de voto, identificada como uma “ajudinha de R$ 100,00”, juntamente com a entrega de material de campanha para ser distribuído. Ainda de acordo com o órgão, a oferta foi realizada diretamente por Tiago de Rossini, que ficou comprovada após uso de interceptação telefônica autorizada judicialmente.
O MPE enfatiza que a compra de um único voto é suficiente para configurar ato ilícito. A captação ilícita de sufrágio ocorre se o candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, com o fim de obter voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário