sexta-feira, 27 de maio de 2022

'Ele está melhor do que nós aí dentro', disse agente da PRF à mulher de Genivaldo Santos

Homem morreu asfixiado após ser preso em viatura com gás, durante abordagem em Sergipe

Genivaldo de Jesus dos Santos foi morto após abordagem da PRF em Sergipe

A esposa de Genivaldo de Jesus dos Santos, 38, morto na quarta-feira (25) por agentes da Polícia Rodoviária Federa (PRF) após abordagem em Umbaúba, Sergipe, disse ter pedido aos oficiais que abrissem o porta-malas da viatura onde ele estava para que respirasse melhor. A resposta de um dos policiais foi: "Ele está melhor do que nós, aí dentro está ventilado". 
Maria Fabiana soube que estavam "massacrando" seu marido e correu para a BR-101 para tentar ajudar. Ao chegar no local, já se deparou com Genivaldo dentro da viatura, que segundo a PRF, tinha gás de pimenta em seu interior.
A ação foi filmada por populares e as imagens mostram o homem gritando no interior do veículo com uma grande concentração de fumaça, apenas com as pernas para fora, enquanto os agentes forçavam a porta para mantê-la fechada. Após a ação, Genivaldo chegou morto ao hospital.
A causa da morte foi asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, divulgado nesta quinta-feira (26). Os agentes envolvidos foram afastados pela PRF e um procedimento foi instaurado para apurar a conduta na ação.

RESISTÊNCIA À ABORDAGEM - A PRF alega que Genivaldo "resistiu ativamente à abordagem" e que teriam sido "empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção", para tentar contê-lo.
Maria Fabiana, no entanto, considerou o posicionamento como "um tremendo absurdo".
"Essas coisas entristecem muito a gente porque bandidos matam um pai de família, boa pessoa, que não faz mal a ninguém. Se aquele procedimento não faz mal a ninguém, se é normal e inofensivo, porque ele [Genivaldo] perdeu a vida. Como é que uma pessoa coloca a outra já algemada dentro do carro e coloca um tipo de gás que ninguém sabe qual é o tipo para ficar inalando".

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário