quarta-feira, 29 de junho de 2022

Ceará confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A Secretaria da Saúde confirmou a infecção nesta quarta-feira

O paciente mora em Fortaleza e está isolado

O Ceará confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos nesta quarta-feira (29). O paciente tem 35 anos e mora em Fortaleza. Ele se deslocou entre São Paulo e Rio de Janeiro, dois estados brasileiros com casos já confirmados da monkeypox.
O Estado já notificou 14 casos suspeitos no total. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

INVESTIGAÇÃO DE CASOS NO CEARÁ - Dois casos de monkeypox já foram descartados nos municípios de Fortaleza (1) e Maracanaú (1).
Mais 11 suspeitas são investigados. Os pacientes suspeitos estão divididos entre: Fortaleza (5), Cedro (1), Caucaia (1), Caridade (1), Russas (1), São Gonçalo do Amarante (1) e Ocara (1).

O QUE É A VARÍOLA DOS MACACOS - A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas para pesquisa, em 1958. Somente em 1970, foi detectada em humanos. A varíola dos macacos é causada pelo vírus monkeypox.
Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações. Segundo a OMS, a enfermidade é encontrada na África Central e Ocidental, onde há florestas tropicais e os animais que podem transportar a doença.

QUAIS OS SINTOMAS - Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais descritos abaixo procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado. Veja os sintomas:

Febre

Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas

Baixa energia

Linfonodos inchados

Erupções cutâneas ou lesões

Geralmente, a erupção se apresenta de um a três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, secar e cair.
Segundo o órgão, o número de lesões em uma pessoa pode variar de alguns a milhares. A erupção tende a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Eles também podem ser encontrados na boca, genitais e olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário