segunda-feira, 27 de junho de 2022

Cinco policiais civis e três informantes são condenados por série de crimes em delegacia no Ceará

As penas, somadas, chegam a 79 anos de detenção - Em contrapartida, a Justiça absolveu 11 policiais denunciados no mesmo processo

A suposta quadrilha foi desarticulada na Operação Vereda, deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2017

Cinco policiais civis e três homens considerados "informantes" da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) foram condenados a prisão pela Justiça Estadual, por cometerem uma série de crimes em uma delegacia no Ceará. As penas, somadas, chegam a 79 anos de detenção. Os servidores públicos também devem perder a função.
A sentença foi proferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, no último dia 21 de junho. Essa é a primeira condenação na Justiça Estadual contra o grupo criminoso que teria sido formado na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD).
A suposta quadrilha foi desarticulada na Operação Vereda, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em dezembro de 2017, após uma delação premiada feita pelo português Carlos Miguel de Oliveira Pinheiro - acusado de tráfico internacional de anabolizantes, que teria sido extorquido por policiais e comparsas. Alguns crimes cometidos pelo grupo baixaram para a Justiça Estadual.
Conforme documentos, os oito réus foram condenados por crimes como prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício), usurpação do exercício de função pública, fraude processual, organização criminosa e tráfico de drogas, conforme a participação individual.
Em contrapartida, a Justiça absolveu 11 policiais civis denunciados no mesmo processo (entre eles, uma delegada). Os cinco agentes condenados também tiveram absolvições por alguns crimes (como extorsão, roubo e organização criminosa), o que determinou penas menores impostas aos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário