quarta-feira, 1 de junho de 2022

Polícias de 10 estados e DF são acusados de uso de gás em viatura

Ao longo dos últimos 11 anos, pelo menos 24 casos foram registrados

2 policiais rodoviários Federais de Sergipe mataram asfixiado com fumaça de bomba de gás lacrimogênio na parte de trás da viatura, uma pessoa conhecida por Genivaldo

Polícias de pelo menos 11 estados são acusadas de atuar de maneira abusiva, inclusive com o uso de gases em viaturas. Recentemente, o uso de gás em uma viatura resultou na morte de Genivaldo Santos, de 38 anos, em Umbaíba, Sergipe, após abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O momento foi filmado por pessoas que passavam pelo local.
Situações similares foram relatadas pelo País, com pessoas relatando terem sido sufocadas, torturadas e agredidas. Ao longo dos últimos 11 anos, pelo menos 24 casos foram registrados em estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
As denúncias “constam em sentenças, acórdãos e diários oficiais de tribunais”. Alguns exemplos são citados, como no estado de Santa Catarina, onde um homem teria pedido que policiais parassem de usar gás de pimenta contra ele, dentro da viatura. O caso foi citado pelo Fantástico, da TV Globo, na edição do último domingo, 29.
O processo destaca fala de uma testemunha que alegou que “os policiais prenderam em uma viatura e borrifaram um tubo inteiro de gás de pimenta em seu interior, ocasião em que começou a se debater quase fora de si, devido à reação química provocada pelo gás que o asfixiava”.
No DF, dois policiais militares foram condenados e afastados após torturar um homem por cerca de cinco horas. Além disso, houve relato de uso de gás de pimenta dentro da viatura e agressões. O caso teria sido praticado como “castigo pessoal” em 2014.
Já em Manaus, o Ministério Público (MP) ofereceu denúncia contra seis policiais militares que teriam realizado uma sessão de tortura. “[Os policiais] Levaram as vítimas para local ermo e de mata, onde se submeteram a intenso sofrimento físico e mental, consistente em sufocação e atingimento de olhos e mucosas com uso de spray de pimenta, aplicado direto sobre as vítimas, além do uso de artefato de gás no confinamento da cela da viatura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário