sábado, 16 de julho de 2022

Paraná Pesquisas - RC fica 15 pontos atrás de Wagner, que tem 18 de vantagem para Izolda

Pesquisa ouviu 1.540 eleitores cearenses durante a semana que antecede a escolha da candidatura do PDT ao Governo do Ceará

Roberto Cláudio, Capitão Wagner e Izolda Cela, postulantes ao Governo do Ceará nas eleições de 2022

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgada neste sábado, 16, avaliou a intenção de voto dos cearenses para a eleição ao Governo do Estado. A sondagem traçou dois cenários possíveis, sendo um com o PDT tendo como candidato o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e outro tendo como postulante pedetista a governadora Izolda Cela.
No primeiro cenário, o pré-candidato da oposição, Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 44,5% das intenções de voto e é seguido por Roberto Cláudio, que figura com 29,2%. Adelita Monteiro (Psol) tem 3,5% e Serley Leal (UP) aparece com 0,8%. Votos brancos ou nulos somam 15,8%, enquanto os que não sabem/não responderam são 6,2%.
No cenário que tem Izolda como candidata, a governadora tem 26,8% das intenções de voto e está na segunda posição. Wagner lidera com 45,4%. Adelita tem 3% e Serley Leal, 0,8%;  Brancos e nulos são 16,4% e não sabem/não responderam 7,7%.                           

Cenário 1 > (pesquisa estimulada)

Capitão Wagner (União Brasil) > 44,5%

Roberto Cláudio (PDT) > 29,2%

Adelita Monteiro (Psol) > 3,5%

Serley Leal (UP) > 0,8%

Brancos e nulos > 15,8%

Não sabem/não responderam > 6,2%

Cenário 2 > (pesquisa estimulada)

Capitão Wagner (União Brasil) > 45,4%

Izolda Cela (PDT) > 26,8%

Adelita Monteiro (Psol) > 3%

Serley Leal (UP) >  0,8%

Brancos e nulos > 16,4%

Não sabem/não responderam > 7,7%

A pesquisa entrevistou 1.540 eleitores em 58 municípios cearenses entre os dias 11 e 15 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Ou seja, a cada 100 pesquisas realizadas, 95 darão o resultado dentro da margem de erro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-05080/2022.
Essa pesquisa foi a campo na semana que antecede a data traçada pelo PDT para escolha da candidatura governista. O partido projeta para a próxima segunda-feira, 18, a definição do nome. Roberto Cláudio e Izolda polarizam a disputa interna - que ainda tem o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Evandro Leitão.
Roberto Cláudio tem a preferência da cúpula nacional do PDT e de Ciro Gomes, pré-candidato do partido à Presidência. Izolda, por sua vez, tem candidatura defendida pela maioria dos partidos aliados e de lideranças como o ex-governador Camilo Santana (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário