segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Casos confirmados de varíola dos macacos sobem para seis no Ceará

O novo paciente é do sexo masculino e segue em isolamento

Homem sem blusa exibe lesões causadas pela varíola dos macacos

Subiu para seis o número de casos confirmados de varíola dos macacos no Ceará, conforme divulgou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta segunda-feira (8). O novo paciente é do sexo masculino, reside em Fortaleza e segue em isolamento.
Com a infecção registrada até o último domingo (7), a Capital concentra a maioria dos casos: cinco moradores diagnosticados com monkeypox. O outro é residente de Russas. Todos têm idades entre 20 e 43 anos, segundo a pasta. 
Até a última sexta-feira (5), o Estado somava 157 notificações da doença, sendo que 52 já tinham sido descartadas laboratorialmente. Não foi divulgado o número de casos que seguem em investigação.

COMO SE TRANSMITE A VARÍOLA DOS MACACOS - Entre humanos, o vírus da varíola dos macacos é transmitido por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectadas, fluidos corporais ou objetos recentemente contaminados.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) destaca que “não se sabe se a doença é transmitida por vias sexuais (sêmen ou fluidos vaginais, por exemplo), mas o contato direto da pele com a pele com lesões durante a atividade sexual pode propagar o vírus”.

As principais formas de transmissão da varíola dos macacos são

Contato físico próximo com alguém que tenha sintomas

Contato com as lesões de pele, fluidos corporais e crostas

Tocar em roupas, roupas de cama e toalhas contaminadas

Utilizar talheres que uma pessoa infectada usou

Contato com a saliva contaminada

“O vírus também pode ser transmitido da mãe ao feto a partir da placenta, ou de um pai infectado para seu filho após o nascimento através do contato da pele a pele”.
Segundo a organização, não está claro se as pessoas assintomáticas podem propagar a doença.
Segundo o Ministério da Saúde, a monkeypox “é uma doença que exige contato muito próximo e prolongado para transmissão de pessoa a pessoa, não sendo característica a rápida disseminação”. Apesar disso, o vírus tem potencial epidêmico.

QUAIS OS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS

- Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, e desaparecem por conta própria, sem tratamento
- “Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm o risco de sintomas mais graves e de morte por varíola dos macacos. Profissionais de saúde também estão em maior risco devido à maior exposição ao vírus”

Os principais sintomas da varíola dos macacos são

Lesões na pele (erupções cutâneas)

Febre de início súbito

Inchaço dos gânglios, popularmente chamado de “ínguas”

Dor de cabeça

Dores musculares e nas costas

Calafrios

Exaustão

Feridas na região genital, no ânus e na boca

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.
As lesões na pele, principal característica da doença, tendem a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Podem também ser encontradas na boca, genitais e olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário