domingo, 28 de agosto de 2022

Papa Francisco nomeia 20 novos cardeais, sendo dois brasileiros - Veja quem são

A nomeação dos novos cardeais brasileiros aconteceu em maio e, com a decisão, o País passa a ter oito integrantes no Colégio Cardinalício

Papa Francisco

Dom Leonardo Ulrich Steiner e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispos da Amazônia e de Brasília, respectivamente, foram nomeados como novos cardeais pelo papa Francisco, num grupo de 20 líderes religiosos, neste sábado (27). Os brasileiros ganham o direito de participar das principais decisões do Vaticano.
A cerimônia de posse, chamada Consistório Ordinário Público, foi realizada na Basílica de São Pedro. O novo grupo deve contribuir com o papa Francisco na decisão sobre os pedidos de canonização, que dão status de santos para personalidades religiosas.
A nomeação dos novos cardeais brasileiros aconteceu em maio e, com a decisão, o País passa a ter oito integrantes no Colégio Cardinalício. Esse é o corpo responsável por auxiliar com as principais decisões, ocupar cargos e funções ativas na administração do Vaticano.

SAIBA QUEM SÃO OS BRASILEIROS

Dom Leonardo Steiner - Nasceu em Santa Catarina e, da mesma forma como o papa, é Franciscano. Em duas oportunidades, ocupou a direção geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019.
Com a nomeação e posse, Dom Leonardo Steiner torna-se o primeiro cardeal da região amazônica brasileira a tomar posse no Colégio Cardinalício. A nomeação do religioso era aguardada devido à ênfase dada às questões ambientais durante o papado de Francisco.

Dom Paulo Cezar Costa - Nasceu no Rio de Janeiro e foi pároco de diversas cidades no interior do Estado, como Vassouras e Valença. Em 2011, recebeu a nomeação do papa como bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Em 2013, Dom Paulo Cezar Costa foi diretor administrativo da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O cardeal se tornou bispo de São Carlos em 2016 e arcebispo de Brasília em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário