segunda-feira, 19 de setembro de 2022

30 municípios cearenses possuem áreas abastecidas por carros-pipa

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), 25 municípios do Estado estão com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional, por seca ou estiagem

Localidades em Canindé ainda são dependentes do abastecimento de carros-pipa

O fim da quadra chuvosa costuma trazer preocupações para quem vive no Interior do Estado. Para alguns municípios cearenses, a Operação Carro-Pipa (OCP), administrada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal, por meio do Exército Brasileiro, é fundamental para garantir o abastecimento de todas as suas localidades.
De acordo com o MDR, atualmente, o Ceará possui 25 municípios com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional, 22 por estiagem e três por seca (Morada Nova, Parambu e Quiterianópolis). Ao todo, no Estado, 30 municípios estão sendo atendidos pela OCP, o que corresponde a 16% do total (184 municípios).
Das 22 cidades em situação de estiagem, 20 estão com a OCP em execução. Segundo o MDR, Aiuaba e Arneiroz são os únicos em situação de estiagem que ainda não estão recebendo a OCP, mas ambos já solicitaram a inclusão e aguardam a conclusão do processo.                           
Ainda conforme a pasta, dos três municípios em situação de seca, Morada Nova e Parambu estão com a OCP em execução, entretanto, Quiterianópolis consta como "excluído" da operação, por falta de reconhecimento federal da situação de emergência, mesmo o município constando em situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional.

Confira a lista dos 25 municípios com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional - ESTIAGEM (22)

Acopiara, Aiuaba, Arneiroz, Canindé, Caridade, Caucaia, Choró, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Independência, Itapagé, Itatira, Jaguaretama, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Potiretama, Quixadá, Salitre, Solonópole, Tauá.

SECA (3) - Morada Nova, Parambu, Quiterianópolis.

Confira a lista dos 30 municípios atendidos pela Operação Carro Pipa (OCP), segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

1 – Acopiara

2 – Araripe

3 - Boa Viagem

4 - Campos Sales

5 – Canindé

6 - Caridade

7 – Catunda

8 - Caucaia

9  - Choró

10 – Crateús

11 – Dep. Irapuan Pinheiro

12 – Independência

13 – Itapajé

14 – Itatira

15- Jaguaretama

16 – Jaguaribara

17 – Madalena

18 – Milhã

19 – Mombaça

20 - Monsenhor Tabosa

21 - Morada Nova

22 - Palmácia2

3 – Parambu

24 - Pedra Branca

25 – Potiretama

26 – Quixadá

27 – Quixeramobim

28 – Salitre

29 – Solonópole

30 - Tauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário