segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Ceará já registra 28 mortes por chikungunya e mais de 37 mil casos confirmados da doença em 2022

Óbitos aconteceram entre pacientes de Fortaleza e de outras seis cidades cearenses

A alta incidência de chikungunya no Ceará em 2022 já resultou na morte de 28 pessoas infectadas pelo vírus, entre janeiro e agosto. No mesmo período do ano passado, nenhum cearense havia morrido pela arbovirose.
A cidade com mais vítimas da doença é Fortaleza, que concentra 13 das mortes. O município de Juazeiro do Norte aparece em segundo lugar, com 7 óbitos; seguido de Barbalha, com 4; Boa Viagem, Pedra Branca, Mombaça e Nova Olinda, com 1 morte cada.
Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), e mostram ainda que, até o dia 27 de agosto deste ano, mais de 37 mil casos de chikungunya foram confirmados no Ceará, neste ano.
Além da chikungunya, outra arbovirose que já causou mortes no Ceará, neste ano: a dengue. De acordo com dados da Sesa, 13 pessoas morreram pela doença no Estado, de janeiro a agosto, período em que 31 mil casos foram confirmados.

QUAIS OS SINTOMAS DA CHIKUNGUNYA

Febre

Dores intensas nas articulações

Dor nas costas

Dores pelo corpo

Erupção avermelhada na pele

Dor de cabeça

Náuseas e vômitos

Dor atrás dos olhos

Dor de garganta

Calafrios

Diarreia e/ou dor abdominal (mais presentes em crianças)

QUAL É O TRATAMENTO DA CHIKUNGUNYA - O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas, como aponta o Ministério da Saúde (MS). Até o momento, não há medicamento específico para o vírus da chikungunya.
As autoridades de saúde alertam ainda sobre a importância de manter a hidratação dos pacientes.

COMO PREVENIR A CHIKUNGUNYA - A prevenção da arbovirose, assim como da dengue, da zika e da febre amarela, é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das quatro doenças.
Uma das medidas mais úteis e conhecidas é eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e em manutenção e recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário