segunda-feira, 26 de setembro de 2022

'Milagres em Cruz' - O que diz a Igreja Católica sobre 'menino curandeiro' de 7 anos do Ceará

A criança ganhou maior visibilidade em março deste ano, quando começou a atender diversas pessoas com problemas de saúde

Igreja ressalta os critérios rigorosos para reconhecer oficialmente um milagre

Após mobilizar centenas de pessoas que buscam cura para enfermidades na cidade de Cruz, interior do Ceará, uma criança de 7 anos passou a ser acompanhada pela Diocese de Sobral, instituição representante da Igreja Católica naquela Região, conforme comunicado oficial publicado na última sexta-feira (23). O menino frequenta a catequese de iniciação à vida cristã.
Há algumas semanas, filas de pessoas em busca de milagres começaram a se formar na casa da criança, quando a notícia de que ele estaria "curando" doentes se espalhou pela região.
"A Igreja nunca negou a existência de milagres e acredita que o Espírito Santo age como quer e através de diversos meios", diz Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.
O menino apontado como "curandeiro" ganhou maior visibilidade em março deste ano, quando começou a atender diversas pessoas com problemas de saúde. Em agosto, uma mulher disse ter ficado boa da visão após a reza da criança e a fila para contato com a criança cresceu expressivamente.
Foi por causa da repercussão dos casos na imprensa e entre os fiéis que a Igreja Católica emitiu um parecer sobre o "menino curandeiro". A Diocese de Sobral, no entanto, ponderou que existem critérios rígidos para reconhecer um milagre oficialmente.
Segundo o comunicado emitido, isso é feito com base em 7 tópicos do documento "De servorum beatificatione et beatorum canonizatione", do livro IV, capítulo VII, 2-1734), do Papa Bento XVI. Confira:

A doença deve ter características de gravidade, com prognóstico negativo

O diagnóstico real da doença deve ser certo e preciso

A doença deve ser apenas orgânica

Nenhum tratamento pode ter favorecido o processo de cicatrização

A cura deve ser repentina, inesperada e instantânea

O retorno ao normal deve ser completo (e sem convalescença)

A cura deve ser duradoura (sem recaídas)

A Igreja informou que a criança e os pais são católicos e o menino frequenta a catequese de iniciação à vida cristã. "A Diocese de Sobral está e vai continuar acompanhando o caso".

Conselho Tutelar também acompanha o caso - O Conselho Tutelar da cidade visitou a família e encaminhou o pequeno para atendimento pelo sistema de assistência social.
Uma fonte do órgão de proteção afirmou que o menino estava sofrendo “muita exposição e risco de violência psicológica, diante do atendimento de centenas de pessoas por dia”.
De acordo com o órgão, os pais “compreenderam a situação e, após a visita conselho, reduziram os dias e horários de atendimento” da criança às pessoas.
O conselho destacou que a família foi advertida sob o artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê sanções a violações de direitos de menores por pais ou responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário