terça-feira, 27 de setembro de 2022

Quadra chuvosa acima da média garante bom aporte em dez bacias hidrográficas do Ceará

Situação dos principais açudes
 

As chuvas registradas no Ceará na quadra chuvosa deste ano, entre fevereiro e maio, ocasionou um bom aporte em quase todas as bacias hidrográficas. A única que ficou com o desvio negativo foi a da Serra da Ibiapaba. O normal é 712,1 milímetros e o observado foi 640.8 milímetros. Um desvio negativo de -10%.
O melhor desvio ocorreu na Bacia Região Metropolitana, onde houve um aporte positivo de 44,2%. O normal é 955,6 milímetros e o observado neste ano foi 1,377 milímetros.
Na Bacia Metropolitana estão localizados os açudes Pacoti, Itapebussu, Batente, Maranguapinho e Gavião. Todos atualmente com aporte entre 70% e 100% no momento.
Outra bacia que teve bons resultados foi a Jaguaribe, onde estão localizados os três principais açudes do estado: Castanhão, Orós e Banabuiú. O Baixo Jaguaribe teve um desvio positivo de 35,1%, Alto Jaguaribe com 12,2% e Médio Jaguaribe 6,5%.

Situação dos principais açudes - Os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 22,59% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado: 47,46%. Já o Banabuiú se encontra com 9,68%.
O estado possui 24 açudes com capacidade acima de 90% e 63 abaixo dos 30%. Quatro se encontram sangrando, sete estão secos e 11 encontram-se com volume morto; ou seja; aqueles açudes que não dispõe de tomada de água é contabilizado como volume morto abaixo de 5% de sua capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário