terça-feira, 25 de outubro de 2022

Além de Benigna - Devotos buscam beatificação de outros 'santos populares'

A cearense Benigna Cardoso da Silva, conhecida como menina Benigna, foi beatificada nesta segunda-feira (24) durante uma celebração realizada no município de Crato, na Região do Cariri. No Ceará, moradores de outras cidades cearenses relatam que alcançaram graças à intervenção de outras jovens.

Conheça a história de outros cearenses considerados santos populares no interior do estado

Imagem de Francisca do Socorro na cidade de Milagres. Muitos moradores comparecem ao local para fazer orações

Devoção à Maria do Socorro - Em Milagres, o túmulo de Francisca Maria do Socorro, morta aos 13 anos, recebe visitas diariamente de devotos. Francisca do Socorro, como ficou conhecida, retornava com a avó quando foi assassinada por um homem.

Mártir Francisca, vítima de feminicídio - Em Aurora, a devoção é para mártir Francisca, assassinada com dez facadas pelo ex-noivo por não aceitar o fim do relacionamento. Segundo relatos de moradores mais antigos, mártir Francisca foi morta aos 16 anos em fevereiro de 1958.
"Era uma jovem de fé, da religião e da comunidade. Quando ela voltava da igreja de Aurora com seus irmãos foi assassinada".
Por conta da história, moradores ergueram uma capelinha. Nela há várias imagens de santos e de fotos de graças alcançadas.

Maria de Bil e a fé popular - Maria de Bil é mais uma santa escolhida pela fé popular em Várzea Alegre. Ela foi morta brutalmente pelo marido, Bil, em 11 de março de 1926, depois de uma relação conjugal mal resolvida em que ele não aceitava o fim do casamento.
Maria de Bil tinha dois filhos e, quando se preparava para ter o terceiro, descobriu que o marido tinha um relacionamento com a irmã dela.
Moradores contam que Maria de Bil foi morta em uma estrada na Serra do Gravié. O caminho hoje é percorrido pelos fiéis e as cruzes relembram o trajeto feito pelos familiares com o corpo de Maria.

Capela e estátua - A capela dedicada a Maria de Bil foi construída em 1957, na região do Gravié

Capela construída em homenagem a Maria Bil em Várzea Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário