quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Cidade cearense fica por 4 dias consecutivos entre as 10 mais quentes do País em outubro

A maior máxima registrada no Brasil neste início de outubro foi em Bom Jesus do Piauí

Utilizar camisas UV, óculos, sombreiros e chapéus são aconselháveis para redução dos danos causados pelas altas temperaturas

O padrão histórico que versa sobre as altas temperaturas em outubro tem se confirmado na prática neste ano. Em 4 dos 5 dias deste mês, uma cidade cearense aparece entre as 10 mais quentes de todo o País, que conta com 5.570 municípios. Jaguaribe vem liderando de forma consecutiva as máximas registradas no Ceará e, quando comparado aos índices nacionais, ela também se destaca.
A máxima registrada por Jaguaribe neste mês foi de 39,2º Celsius em 2 de outubro, sendo a mais alta do Ceará e a 8ª maior do País. 
A sensação térmica ultrapassou a marca dos 40 graus. Nestas situações, há risco de desmaios, queda de pressão, desidratação, dentre outros problemas à saúde. 
No dia seguinte, dia 3, o município cearense registrou a terceira maior máxima do Brasil, ficando atrás apenas de Oeiras (40ºC) e Bom Jesus do Piauí (39,5ºC), ambas no estado piauiense. Naquela data, a temperatura registrada pelo Inmet foi de 39,1º C, cuja sensação térmica também superou a marca dos 40 graus.
Já no dia 4, Jaguaribe registrou 38,7ºC e, no dia 5 de outubro, 38,5ºC, ficando em ambos os dias na nona posição das cidades mais quentes do País neste mês. Em 2022, a maior máxima registrada no Brasil neste início de outubro foi em Bom Jesus do Piauí. As altas temperaturas têm se elevado ainda mais diante da ausência de chuvas. Nos 6 primeiros dias deste mês, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não registrou pluviometria em nenhuma das 184 cidades do Estado. Essa completa escassez inicial de chuvas em outubro não era registrada desde 2017.

RISCOS À SAÚDE - As temperaturas elevadas representam uma série de riscos à saúde. "Aumento das chances de desenvolver câncer de pele no futuro, risco de desidratação e ressecamento, além de maior possibilidade de queimaduras na pele". 
Dois grupos etários estão mais suscetíveis aos riscos das altas temperaturas: crianças e idosos.
Em dias quentes, é recomendado o uso de protetor solar o aumento da ingestão hídrica e, sempre que possível, evitar a exposição ao sol entre 9h e 15 horas. Utilizar camisas UV, óculos, sombreiros e chapéus também são aconselháveis para redução dos danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário