terça-feira, 18 de outubro de 2022

Incêndio atinge ecotrilha após queimadas em terrenos vizinhos em Iguatu

Fogo consumiu diversas espécies de plantas e animais do bioma - A área incendiada faz parte da ecotrilha do IFCE de Iguatu

Incêndio atingiu ecotrilha do IFCE Campus Iguatu

A ecotrilha da Caatinga do IFCE Campus Iguatu, no interior do Ceará, foi atingida por um incêndio neste fim de semana. O fogo começou através de queimadas em terrenos vizinhos e foi se alastrando pelo ar seco e ventos da região. Diversas espécies de plantas e animais do bioma foram atingidos.
O Corpo de Bombeiros de Iguatu foi acionado. Junto com servidores da instituição combateram as chamas e também evitaram que o fogo tomasse proporções ainda maiores.
A trilha ecológica da Caatinga é uma área de mais de 12 hectares localizada nas dependências do campus (unidade Cajazeiras) com espécies vegetais típicas da Caatinga em estágio de conservação. Ela era utilizada como equipamento pedagógico e, principalmente, como ambiente de preservação.

Incêndio atingiu ecotrilha do IFCE Campus Iguatu

No curso de Licenciatura em Geografia, a área natural era destinada a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o lugar recebia visitas guiadas de escolas públicas e privadas da cidade para aulas de campo.
O local se recuperava de outra queimada, ocorrida há mais de 30 anos. A Ecotrilha, no entanto, só foi oficializada em 2009, passando a ser um laboratório de estudos ambientais. A partir de agora, a instituição fará um levantamento para mensurar as perdas e buscar junto da sociedade formas de recuperar a trilha.

Ecotrilha em Iguatu recebe visitas guiadas, no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário