terça-feira, 25 de outubro de 2022

Menina Benigna, heroína da castidade, é a primeira beata do Ceará

Menina Benigna

A mártir Benigna Cardoso foi, oficialmente, reconhecida pela Igreja Católica como a primeira Beata do Cariri e do Ceará nesta última segunda-feira (24). O reconhecimento é feito 81 anos após ela ter sido martirizada em sua cidade natal, Santana do Cariri, no mesmo dia, em 1941. A Celebração da Beatificação, que ocorreu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, foi presidida por Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, que foi nomeado pelo Papa Francisco para a importante missão.
Como avalia Dom Leonardo, o momento é histórico para todo o Brasil. “Termos uma tão jovem menina nos altares e podermos invocá-la é, para todos nós, uma grande alegria. É um exemplo de santidade que, na Igreja, nos eleva, nos atrai. Com tanta simplicidade, com tanta candura, faz perceber que vale a pena seguir Jesus e o evangelho”.
O anúncio da beatificação de Benigna, considerada como “heroína da castidade”, foi feito ainda no mês de maio, pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique. Agora, terá início o processo de canonização, que requer a comprovação de um milagre atribuído à religiosa. “Recebendo a aprovação do milagre, vai acontecer todo caminho de documentação para a canonização. O mais importante, agora, é o milagre”.
A entronização de Benigna – a primeira vez que a imagem dela entrará oficialmente em uma igreja – ocorre nesta terça (25), em Santana do Cariri. “Não somente na Matriz de Santana, mas qualquer igreja vai poder fazer esse gesto”, afirma Padre Paulo Lemos, pároco local. Para homenagear Benigna e fomentar o turismo religioso no Cariri, um Centro de Peregrinação está sendo construído em Santana. No projeto, do Governo do Estado, o espaço contará com estátua em homenagem à Benigna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário