quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Após eleições - Exército paralisa operação carro-pipa no Ceará e deixa mais de 400 mil sem água

O corte de verba passou a vigorar neste mês de novembro

A Operação Pipa ocorre com recursos do Exército brasileiro e Ministério do Desenvolvimento Regional

A Operação Pipa, do Governo Federal, está com atividades paralisadas em pelo menos cinco municípios do Ceará. Com recursos e execução sob responsabilidade do Exército, a ação ocorre em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e é responsável por levar água potável às zonas rurais. Aiuaba, Arneiroz, Beberibe, Irauçuba e Quixadá são as cinco localidades do Estado com atividades 'temporariamente suspensas'.
As informações constam no site "Portal da Operação Pipa", do Exército, referente a este mês de novembro. Lá estão presentes dados relacionados aos municípios brasileiros onde a ação é executada. Ao todo são 468, com 1.628.865 habitantes atendidos, por 3.348 pipeiros — motoristas cadastrados para a distribuição de água nas cidades.
O Ceará totaliza 34 municípios e 147.085 cearenses beneficiados. Em maio deste ano, eram três cidades sem abastecimento de água potável.
Após o segundo turno das eleições ocorrido em 30 de outubro — vencido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante de Jair Bolsonaro (PL) — o Governo Federal cortou verba do programa e culminou na interrupção das ações em oito estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário