sábado, 12 de novembro de 2022

Ceará confirma primeiros casos da subvariante BQ.1 da Covid-19 - Pacientes apresentam sintomas leves

Até o momento, foram identificados 11 casos da nova subvariante do coronavírus.

Nova subvariante

O Ceará confirmou, nesta sexta-feira (11), onze casos da subvariante BQ.1 do coronavírus, causador da Covid-19. A princípio, quatro casos haviam sido identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em pacientes que moram em Fortaleza. Horas depois, outros sete pacientes, sendo seis de Fortaleza e um do Eusébio, também foram diagnosticados, dessa vez pela Fiocruz Ceará. Todos apresentam apenas sintomas leves da doença.
A secretaria-executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, ressaltou que o Ceará, assim como outros estados e países, vem mostrando aumento no número de casos. Apesar disso, "não há motivo para alarme".
A Sesa orientou que a população complete os esquemas de vacinação contra a Covid-19 com as doses de reforço, conforme a faixa etária, para prevenir o contágio.
Em caso de sintomas gripais, a pasta indicou o uso de máscara e a realização de testagem em uma das unidades de saúde municipais. Se o paciente testar positivo para a doença, a recomendação é de isolamento social por sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou, em caso de resultado negativo do exame, a partir do quinto dia.
Na última terça-feira, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte provocada pela subvariante. A vítima, de 72 anos, era residente de Diadema (SP), tinha comorbidades e não havia tomado as quatro doses do imunizante contra a Covid recomendadas pelas autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário