domingo, 13 de novembro de 2022

Comissão Gestora do Açude Trussu realiza Reunião de Acompanhamento da Operação 2022 do reservatório

(38,3% da capacidade máxima)

A Comissão Gestora do Açude Trussu realizou na semana passada a  Reunião de Acompanhamento da Operação 2022 do reservatório. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Iguatu.
O Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Iguatu, Cássio Sales, apresentou a ficha técnica do açude, que se encontra com 103 milhões de m³ (38,3% da capacidade máxima). Também mostrou vídeos que retratam os trechos onde a água percorre desde a válvula até o encontro com o Rio Jaguaribe e o histórico de armazenamento desde o ano de 2004.
Cássio lembrou o cenário aprovado pelo Comitê na Reunião de Alocação, em junho, e mostrou o trecho de 22 km, no qual já foi atendido mais de 11 km. Lembrou também que a vazão inicial foi de 192 l/s e hoje se encontra com 245 l/s, faltando menos de 40 dias para o encerramento da operação.
No final do encontro ficou definido que a vazão será reduzida para não prejudicar o tráfego de moradores da comunidade da passagem molhada do Sítio Volta.
Consequentemente, os dias de liberação serão estendidos até 31 de dezembro e, assim, atenderá às necessidades de irrigação de Usuários da Varzinha, comunidade que fica no trecho perenizado.
O evento contou com a presença de 10 participantes no geral e dois membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh de Iguatu, participaram o gerente regional, Isaac Dias; a coordenadora de gestão, Hewelanya Uchôa; o coordenador de operação, Cássio Sales; as assistentes administrativas, Núbia Vitor e a estagiária Ana Paula Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário