terça-feira, 22 de novembro de 2022

Nova onda de Covid no Ceará - Novembro já tem 8 vezes mais casos confirmados do que o mês passado

Quase 3 mil pessoas já testaram positivo para a doença neste mês

Nova onda de Covid no Ceará

Uma nova onda de Covid-19 começa a se desenhar no Ceará. Em novembro, até o dia 18, 2.845 casos da virose já foram confirmados – número 8 vezes maior do que em outubro inteiro, que registrou 349 infecções. Os dados são do Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
A taxa de positividade também cresceu no Estado, neste mês: 1 a cada 3 testes feitos nos 18 primeiros dias de novembro deu positivo. No período, foram realizados 8.920 exames para detecção do coronavírus, dos quais quase 3 mil positivaram.
Estamos, sim, numa nova onda, só não temos como dimensionar a duração e o tamanho, qual vai ser a taxa de complicações, internações e óbitos.
A chegada da subvariante BQ.1 da ômicron, com presença confirmada no Ceará no início deste mês, é só uma das causas da atual crescente de casos.
No último dia 11, a Sesa e a Fiocruz Ceará confirmaram 11 casos da subvariante BQ.1 no Estado, identificados por sequenciamento genômico. Os pacientes, segundo a secretaria, são da Grande Fortaleza e tiveram “apenas sintomas leves da doença”.
Na última sexta-feira (18), o Governo do Estado, por meio de Izolda Cela, voltou a recomendar o reforço do uso de máscaras, uma das principais medidas preventivas contra o espalhamento da Covid-19.
Os principais sintomas de Covid-19 causada pela variante Ômicron, atualizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) neste ano, são:

Dor de garganta

Dor de cabeça

Coriza (nariz escorrendo)

Tosse

Febre

Dor no corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário