quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Jovem negro diz ter sido agredido por homens brancos durante comemoração de jogo do Brasil e corre risco de perder visão

Wryel Carlos dos Santos, 28 anos, sofreu chutes no rosto. Um deles atingiu um olho e o jovem corre o risco de perder a visão - A Polícia Civil informou, em nota, que investiga o caso

Jovem negro foi agredido por homens brancos durante comemoração de jogo do Brasil em Fortaleza

Um jovem negro denuncia que foi vítima de racismo ao ser agredido por homens brancos durante a comemoração do primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo na última quinta-feira (24) no Bairro Cidade 2000, em Fortaleza. Wryel Carlos dos Santos, 28 anos, sofreu chutes no rosto. Um deles atingiu um olho e o jovem corre o risco de perder a visão. Ele também sofreu pisadas na cabeça. A confusão aconteceu na casa de colegas da mulher dele.
Em nota, a Polícia Civil informou que investiga o caso como lesão corporal dolosa e que um boletim de ocorrência denunciando o crime foi registrado no 5º Distrito Policial (15º DP), delegacia que apura as circunstâncias do caso.
Wryel é artista plástico e estava trabalhando no momento do jogo do Brasil, que enfrentava a Sérvia pela fase de grupos da competição mundial. A mulher dele, por sua vez, assistia ao jogo com um grupo de pessoas e convidou o marido para ir ao encontro deles depois que ele encerrasse o trabalho.
Wryel relatou que foi ao local onde a mulher e o grupo estava e que, já de imediato, foi recebido com hostilidade por outras pessoas que assistiam ao jogo pela forma como ele estava vestido. Como voltava do trabalho, ele estava com as roupas sujas de tinta, vestindo bermuda e tênis.
Segundo Wryel, as piadas eram proferidas por dois homens brancos, mas outras pessoas da mesma família também o hostilizavam.

A confusão - A confusão começou quando ele comentou com uma pessoa que o hostilizava que ele estava se sentindo mal com a situação.
"Eu tinha acabado de chegar lá, não tinha ingerido nenhum tipo de bebida alcóolica, eu estava trabalhando em altura, e a gente foi lá. A minha esposa gosta da minha caipirinha, pediu pra eu fazer uma para ela com a bebida que ela tinha comprado e eu senti que na hora que eu fui fazer, me olharam da cabeça aos pés, tomaram o copo de drink da minha mão, não me deixaram fazer. Tiraram a bebida que ela comprou, como coisa do tipo: 'ah, aqui o barman sou eu' [...] tentei conversar mas as pessoas olhavam para mim e não me respondiam".
Wryel também relatou que quando disse ao agressor que não queria briga, a situação piorou e ele se distanciou.
"Dado o momento que aconteceu esse fato de eu falar com a pessoa: 'você tá muito agressivo', foi aí que começaram as ameaças, um confronto de tipo: 'ah, você sabe quem eu sou'. E eu sempre: 'não, eu não sei quem você é e eu não quero confusão. Quero que a gente curta aqui de boa porque não tem necessidade de agressividade'. Foi aí que começou a confusão".

Wryel e a Mulher, Luana, que presenciou as agressões e o acudiu

Tentativa de ir embora - Constrangido com a situação, Wryel convidou a mulher para ir embora, mas eles tiveram dificuldade para conseguir um carro por aplicativo. Foi logo quando as agressões físicas começaram a acontecer.
"Ele tentou me agredir, saiu da porta da casa de onde um rapaz estava segurando ele, algumas pessoas seguraram o rapaz que estava tentando apartar a briga para iniciar uma briga. E foi no momento que ele saiu e deu um tapa no meu rosto. Quando veio depois, ele tentou dar um soco em mim e eu consegui imobilizar ele. Não revidei o tapa e me afastei. Quando ele veio de novo tentar me dar um soco, eu imobilizei ele. No momento em que eu imobilizei ele, me empurraram e eu fiquei com os dois braços presos. Foi no momento em que veio uma pessoa por trás e deu um chute no meu rosto".

Pedidos de ajuda - O artista plástico contou, ainda, que quando já estava no chão, pediu ajuda porque não queria revidar as agressões. Contudo, foi brutalmente agredido na face.
Wryel foi socorrido após as agressões para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, onde recebeu atendimento médico e passou uma noite internado. No dia seguinte, recebeu alta médica e agora passa por consultas com oftalmologista em razão dos ferimentos em um olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário