segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Quatro policiais penais suspeitos de facilitar fuga de condenados por chacina no Ceará são afastados

Os fugitivos voltavam de um julgamento, no qual foram condenados a mais de 200 anos de prisão - se somadas as penas - por participação em uma chacina

Segundo os policiais penais que participavam da ação, o trio quebrou a grade da viatura (conhecida como "corró") e pulou do veículo em movimento

Quatro policiais penais, que transportavam três presos que fugiram de dentro de uma viatura, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no último dia 25 de novembro, foram afastados preventivamente do serviço público, por 120 dias. Os fugitivos voltavam de um julgamento, no qual foram condenados a mais de 200 anos de prisão - se somadas as penas - por participação na Chacina de Quixeramobim.
A decisão de afastar os agentes foi tomada pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 2 de dezembro último.
Conforme a decisão, o afastamento se deu "por prática de atos incompatíveis com a função pública, visando à garantia da ordem pública, à instrução regular do processo administrativo disciplinar e à correta aplicação de sanção disciplinar".
A CGD também instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a responsabilidade administrativa dos policiais penais. Um Inquérito Policial apura "eventual facilitação de fuga e corrupção" cometidas pelos servidores.

Confira o vídeo da viatura onde ocorreu a fuga

A FUGA, SEGUNDO OS POLICIAIS PENAIS - Os quatro policiais penais realizavam a escolta dos presos Francisco Fábio Aragão da Silva, Izaias Maciel da Costa e Mateus Fernandes de Sousa, do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza - onde foram julgados - até o Complexo Penitenciário, em Itaitinga, quando ocorreu a fuga.
O chefe da equipe informou à Polícia Civil do Ceará (PC-CE), em Boletim de Ocorrência (B.O.), que "acredita que os presos conseguiram danificar a grade da porta do curral da viatura e pularam do veículo em movimento".
Que só perceberam que os presos haviam fugido quando chegaram ao presídio Itaitinga II".
A Chacina ocorreu no Assentamento Irmã Tereza, no Bairro Conjunto Esperança, em Quixeramobim, no dia 28 de junho de 2018. Foram mortos Francisco Neto Lopes de Sousa, Débora Mayra do Nascimento de Sousa, Antônio Daniela Alves Pereira e  Antônia Heyla Ferreira de Oliveira.

Confira as fotos dos presos fugitivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário