terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Delegado que atacou autoridades e defendeu a cloroquina é afastado pela CGD

Servidor divulgou vídeos nas redes sociais fazendo acusações sem provas e defendendo uso de medicamentos ineficazes no tratamento da Covid-19

(Sede da CGD)

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará (CGD) suspendeu por 80 dias o delegado de Polícia Civil João Henrique da Silva Neto, lotado em Fortaleza. O afastamento decorre de um processo administrativo disciplinar instaurado em 2020 no qual o servidor é acusado de usar as redes sociais para atacar autoridades públicas e defender protocolos comprovadamente ineficazes no tratamento da Covid-19.
Na decisão, publicada no dia 23 de fevereiro no Diário Oficial do Estado (DOE), a CDG aponta que o delegado usou trajes operacionais e a estrutura da Polícia Civil do Ceará para gravar vídeos com teor político-partidário. Os conteúdos foram divulgados em maio de 2020, após o início da pandemia. Sem provas, o servidor indicou que a Prefeitura de Fortaleza teria comprado respiradores com preços superfaturados.       Em outra publicação, o delegado disse que o Ceará estava sendo comandado por um "grupo criminoso" e criticou os secretários de Saúde de Fortaleza e do Estado pela não adoção do "tratamento precoce" da Covid-19 na rede pública. O tratamento seria baseado no uso de medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. A utilização dos fármacos foi estimulada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem João Henrique manifesta apoio público nas redes sociais.
A suspensão foi baseada no descumprimento do dever funcional previsto no estatuto da Polícia Civil do Ceará. De acordo com o despacho, houve transgressão aos princípios da urbanidade e discrição, lealdade à instituição, dignidade da função policial e respeito à hierarquia. Da decisão, cabe recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário