segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Aponta Cogerh - Ceará encerra fevereiro com cinco açudes sangrando

Além dos açudes que transbordaram, outras cinco barragens acumulam volumes acima de 90%

O Açude do Rosário, no município de Lavras da Mangabeira, é um dos reservatórios sangrando

Primeiro mês da estação chuvosa no Ceará, fevereiro chega ao fim com cinco açudes sangrando. Outros cinco reservatórios acumulam volumes acima de 90% da capacidade total e estão na iminência de transbordar. Os dados foram extraídos do Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nesta segunda-feira, 27.
Estão com as águas vertendo os açudes Muquém (Cariús), Valério (Altaneira), Germinal (Palmácia), Tijuquinha (Baturité) e Rosário (Lavras da Mangabeira). Este último tem a maior capacidade hídrica entre as cinco barragens, cerca de 47 milhões de metros cúbicos (m³), e atingiu 100% da capacidade ainda no dia 23 de janeiro.
Dos reservatórios com aportes acima de 90%, o Caldeirões, em Saboeiro, é o que está mais próximo de verter suas águas, com volume na casa dos 99%. Em seguida aparecem o açude Curral Velho, em Morada Nova, com 97%, e o açude Aracoiaba, em município homônimo, com 96%. Também estão perto de sangrar o Ubaldinho, em Cedro, e o Itapajé, em cidade homônima, com 93% e 90% de suas capacidades, respectivamente.
A Cogerh monitora 157 açudes em todas as regiões do Estado. O cenário é melhor do que em fevereiro de 2022, quando havia apenas um açude sangrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário