segunda-feira, 24 de abril de 2023

Facção oriunda do Ceará já está presente em outros quatro estados

Documento do Ministério Público aponta que a facção estaria presente  nos estados de Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco

Forró do Gago, no bairro Cajazeiras, onde ocorreu chacina em 27 de janeiro de 2018

Organização criminosa oriunda do Ceará, que surgiu em 2012, teria expandido sua atuação para outros quatro estados brasileiros: Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco. A informação foi obtida por meio de uma sentença da Vara de Delitos de Organizações criminosas relacionada à chacina do Forró do Gago, também conhecida como chacina das Cajazeiras, que deixou 14 pessoas mortas, no dia 27 de janeiro de 2018.
O documento explica que o grupo surgiu por meio de uma torcida organizada e passou a envolver-se com o tráfico de drogas, que foi uma alternativa para o financiamento do grupo. A facção era uma gangue de bairro e tornou-se uma facção criminosa atuante no Ceará.
O grupo é identificado por números 745, que corresponde a cada letra do alfabeto. Após atuar no tráfico de drogas, a organização criminosa tentou ampliar as atividades ilícitas para não chamar a atenção dos órgãos de segurança e ter acesso ao dinheiro lavado.
De acordo com o documento, a facção foi criada dentro da CPPL 1, presídio localizado em Itaitinga, e teria aproximadamente 25 mil integrantes, 21 lideranças e um faturamento de R$ 5 milhões. Os criminosos estariam presentes em 90 cidades nos quatro estados.
Essas informações fazem parte da sentença de envolvidos na chacina do Forró do Gago, ação que foi articulada pela facção criminosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário