sexta-feira, 14 de abril de 2023

Membros de suposta milícia com atuação no Nordeste estariam envolvidos em 36 homicídios

Dois PMs cearenses foram presos em operação da Polícia Federal que tinha como alvo o grupo

Um dos crimes investigados ocorreu no Crato

Parte do material apreendido durante a operação Metástase, deflagrada pela PF, para combater milícia que atuava em estados nordestinos

Dois policiais militares cearenses estão entre os presos na operação Metástase, deflagrada pela Polícia Federal na última quarta-feira, 12, com objetivo de combater suposta milícia que teria como base o Sertão Pernambucano. Os suspeitos de integrar a milícia teriam envolvimento em 36 homicídios nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, ocorridos entre os anos de 2014 e 2022.
Os PMs cearenses presos são os soldados Fellipe Henrique da Silva Santos e José Horlandio Dantas Moreira. Contra este último não foi expedido mandado de prisão, mas ele foi preso em flagrante, durante o cumprimento das ordens judiciais, por crime do sistema nacional de armas "Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa"
Conforme divulgado pela PF, a associação criminosa miliciana tinha “características típicas de grupo de extermínio” e era integrada por policiais militares e civis dos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Além da associação para constituição de milícia privada e homicídio, outros crimes atribuídos ao grupo são: agiotagem, extorsão, segurança privada ilegal e exploração de jogos de azar.                          Conforme a decisão da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro, em Pernambuco, que autorizou a operação, a investigação aponta que o “epicentro” da ação do grupo era o município pernambucano de Salgueiro, mas também havia atuação em outras cidades, inclusive no Ceará.
Entre os crimes supostamente praticados pelo grupo está um homicídio ocorrido em 22 de janeiro de 2022 no Crato (Cariri Cearense). A vítima, José Natanael de Lima, de 23 anos, foi morta a tiros por dois homens não identificados, que trafegavam em uma motocicleta de cor escura. Até hoje, os assassinos não foram identificados.
O soldado da PM cearense Fellipe Henrique da Silva Santos já havia sido preso em 2021 acusado de matar Murilo Robério de Souza em Serra Talhada (PE). Conforme denúncia do Ministério Público, "brigas pretéritas entre familiares dos envolvidos" motivaram o crime.

Presidente da Câmara de Parnamirim foi preso - Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares como sequestro de bens. Dez dos alvos eram policiais. Entre os presos está o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim (PE), o policial civil Aurélio França (PSB).
A decisão judicial cita que ele tem envolvimento no homicídio que vitimou Josinaldo Braz, crime ocorrido em 11 de dezembro de 2021 em Salgueiro. À época do crime, veículos de imprensa do município afirmaram que Josinaldo era suspeito de envolvimento no homicídio de um sargento da PM. Aurélio França teve o mandato suspenso por 30 dias, período que pode ser, posteriormente, estendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário