segunda-feira, 22 de maio de 2023

22 dias - Maio teve menos da metade das chuvas esperadas para o mês todo

 Registros vão ao encontro do prognóstico da Funceme para o final da quadra chuvosa

Em 22 dias do mês de maio, o Ceará recebeu 42,1 milímetros (mm) de chuvas. Acumulado representa menos da metade (46,4%) da média histórica do mês inteiro, que é de 90,6 mm. Os dados são do calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Até agora, as precipitações são classificadas na faixa "abaixo da média", considerando a média para maio inteiro. Apesar disso, o Estado abriu o mês de maio atingindo a média histórica da quadra chuvosa toda.
Registros vão ao encontro do prognóstico da Funceme para o final da quadra chuvosa. Há cerca de uma semana, o órgão divulgou que as condições eram "propícias para chuvas isoladas, passageiras e não muito expressivas".
Faltando nove dias para o fim da quadra chuvosa, iniciada em fevereiro, o Estado recebeu 639,6 mm de chuvas. Valor está classificado pela Funceme na categoria "dentro da média". Acumulado é 6,5% a mais da média história para os quatro meses completos.
O resultado positivo se deu principalmente devido ao acumulado de março, que foi 47,5% acima da média. Fevereiro e abril foram classificados na faixa definida pelo órgão como "em torno da média".

Nenhum comentário:

Postar um comentário