segunda-feira, 8 de maio de 2023

Ceará tem 25 cidades em situação de emergência por estiagem e excesso de chuvas

Com distribuição irregular de chuvas no Estado, os efeitos das alterações climáticas são diferentes nos municípios cearenses

Chuvas em excesso causaram inundações em Farias Brito

A menos de um mês para o encerramento da quadra chuvosa, os 25 municípios do Ceará em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal enfrentam realidades distintas. Se por um lado 16 destas cidades ainda sofrem as consequências do grande volume de precipitações, registrado especialmente entre o fim de março e a primeira quinzena de abril, por outro há nove municípios convivendo com a estiagem prolongada.
O cenário indica quadro de irregularidade espacial na distribuição das chuvas no Ceará. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) confirmam este diagnóstico. Desde o início da estação chuvosa, em 1º de fevereiro, até a última quarta-feira, 3 de maio, a diferença pluviométrica da macrorregião mais chuvosa para a menos chuvosa era de 344 milímetros (mm). Enquanto no Litoral de Fortaleza o acumulado chegava a 851 mm, no Sertão Central e Inhamuns o índice atingiu 507 mm.
Não por acaso, a macrorregião com menor acumulado concentra a maioria das nove cidades que atravessam período de estiagem: Independência, Monsenhor Tabosa, Madalena, Choró, Itatira, Pereiro, Boa viagem, Araripe e Madalena.
A falta de chuvas prejudica o abastecimento humano. Nos municípios em situação de emergência, parte da população é atendida pela Operação Carro-Pipa, programa do Governo Federal que leva água potável às comunidades mais afetadas pela seca no semiárido nordestino.
Nos municípios em situação oposta, o excesso de chuvas causou estragos, mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Nas localidades com reconhecimento de emergência federal, houve rompimento de barragens, inundações de casas e comércios e destruição de estradas.
As ocorrências foram registradas em Barbalha, Itapipoca, Uruburetama, Porteiras, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapajé, Lavras da Mangabeira, Senador Pompeu, Barreira, Farias Brito, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Tururu, São Benedito, Ibaretama e Quixeramobim.
De acordo com a Defesa Civil do Ceará, as fortes chuvas registradas em 2023 no Estado afetaram cerca de 99,6 mil moradores, deixando 29 feridos, sete mortos e 2.670 desalojados. Os dados constam no último boletim informativo divulgado pelo órgão, no dia 18 de abril.
Além dos 14 municípios com emergência federal reconhecida devido aos estragos causados pelas chuvas, outros três encaminharam documentação para a Defesa Civil Nacional e aguardam parecer, são eles: Tabuleiro do Norte, Umirim e Ibaretama.

Municípios em situação de emergência por chuvas intensas

Barbalha

Itapipoca

Uruburetama

Porteiras

Deputado Irapuan Pinheiro

Itapajé

Lavras da Mangabeira

Senador Pompeu

Barreira

Farias Brito

Pedra Branca

Piquet Carneiro

Tururu

São Benedito

Quixeramobim

Municípios em situação de emergência por estiagem

Independência

Monsenhor Tabosa

Choró

Itatira

Pereiro

Boa viagem

Araripe

Campos Sales

Madalena

Nenhum comentário:

Postar um comentário