quarta-feira, 17 de abril de 2024

9 açudes voltam a sangrar no interior do Ceará após mais de 13 anos

A última vez que alguns açudes atingiram a capacidade, parte da população que hoje é adolescente sequer tinha nascido

Açude Jerimun

A última vez que alguns açudes atingiram a capacidade máxima de acúmulo de água em diferentes cidades do interior do Ceará, parte da população que hoje é adolescente sequer tinha nascido. Em 2024, com um volume expressivo de chuvas, reservatórios que estavam há mais de uma década sem sangrar, voltaram a verter. Até o momento, 64 açudes já sangraram no Ceará esse ano, e desses, 7 voltaram a atingir 100% do volume após 15 anos, outros 2 verteram novamente depois de 13 anos.
Em diferentes municípios a sangria dos açudes é celebrada pela população e pelo poder público, inclusive fazendo dos reservatórios pontos atrativos para apreciação e lazer. Do ponto de vista prático, o momento é sinônimo de acúmulo de água em reservatórios que garantem abastecimento das sedes das cidades, de distritos e até de regiões vizinhas e água corrente nos rios intermitentes.
Nos municípios de Morada Nova, Catunda, Irauçuba, Umirim, Caridade, Tejuçuoca e Iracema a capacidade máxima de alguns reservatórios foi atingida 15 anos após a última sangria, conforme dados do Portal Hidrológico do Governo do Estado.
Em todos esses municípios, a última vez que alguns açudes verteram foi em 2009 quando o período ficou marcado no Ceará como o “ano da grande enchente”. Na época, a quadra chuvosa ficou 59% acima da média histórica no Estado, sendo a mais expressiva desde 1985.
No atual cenário, os 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atingiram um volume acumulado de 51,7% até o momento. Isso faz com que a situação relativa à capacidade seja considerada confortável, que é quando o índice está entre 50% e 70%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário