segunda-feira, 15 de abril de 2024

Castanhão volta a superar 30% da capacidade de armazenamento

Nenhum dos quatro maiores reservatórios do Ceará está em situação crítica, conforme monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Foto aérea do Açude Castanhão com 30% de sua capacidade há um ano

Maior açude de múltiplos usos da América Latina, o Castanhão voltou a passar de 30% da capacidade de armazenamento. Reservatório soma 30,16% do volume total. Os dados foram colhidos no Portal Hidrológico do Ceará. O Castanhão está localizado no município de Alto Santo, na bacia do Médio Jaguaribe. Ele tem capacidade máxima de 2.020,86 hm³. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.
As águas da Transposição do rio São Francisco chegaram ao açude Castanhão no último dia 4 de abril, três dias antes do prazo estipulado. Os outros grandes açudes do Estado também estão em situação favorável. O Orós, situado no município de mesmo nome, na bacia do Alto Jaguaribe, está com 62,38% da capacidade de armazenamento. O Banabuiú, localizado em município e bacia homônimos, está com 39,74% do volume total que é capaz de armazenar. O quarto maior açude do Ceará, o Paulo Sarasate, conhecido popularmente como Araras, localizado em Varjota, atingiu 100% de sua capacidade na última quarta-feira (10). Ele havia sangrado em abril do ano passado. O quinto maior reservatório, o Figueiredo, localizado em Alto Santo, está com 30,07% da capacidade total. Ele faz parte da bacia Médio Jaguaribe e abastece o Castanhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário