segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

FCF define datas e horários de jogos das semifinais do Campeonato Cearense 2026

As semifinais do Campeonato Cearense de 2026 foram definidas após os resultados deste fim de semana.

A Federação Cearense de Futebol (FCF) definiu as datas e horários para os jogos das semifinais do Campeonato Cearense de 2026, com disputas entre Fortaleza e Ferroviário e entre Ceará e Floresta. Confira a seguir quem joga quando e onde.
Nos jogos de ida, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam no dia 14 de fevereiro, próximo sábado, a partir das 16h30, no Estádio Presidente Vargas (PV). No dia seguinte, domingo (15), Ceará e Floresta se enfrentam a partir das 16h, também no Presidente Vargas.
Já nos jogos de volta, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam no dia 21 de fevereiro, sábado, às 17h, com local ainda a ser definido. Ceará e Floresta, no jogo da volta, disputam no dia 22 de fevereiro, domingo, às 18h, com local também ainda a ser definido.

Criança de dois anos morre afogada após cair em cisterna no interior do Ceará

 As investigações sobre a ocorrência estão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Quixadá

Uma criança de dois anos e nove meses morreu afogada no município de Banabuiú, no interior do Ceará, após cair em uma cisterna, no último sábado (7). Conforme informou em nota a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o acidente ocorreu nas proximidades da residência da vítima. Familiares perceberam a situação e tentaram socorrê-la.
Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e uma equipe médica foram acionadas para o local e constataram a morte. Ainda no local, uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou os primeiros levantamentos sobre o caso. As investigações estão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Quixadá.

Cuidados - Cisternas e poços representam riscos graves de afogamento para crianças, especialmente em áreas rurais ou urbanas com reservatórios de água abertos. Medidas simples de prevenção podem evitar acidentes fatais, garantindo a segurança das pequenas em casa e no quintal.
Deve-se deixar as crianças sempre com supervisão adulta, quando próxima a cisternas, poços ou qualquer reservatório de água, mesmo que contenha poucos centímetros de líquido. A vigilância deve ser de braços dados, sem distrações como celular ou tarefas domésticas. Especialistas alertam que afogamentos ocorrem em segundos, e bebês e crianças pequenas podem se afogar em recipientes rasos.
É importante deixar cisternas, poços, tonéis e caixas d’água sempre trancados com tampas resistentes, grades ou cercas de no mínimo 1,5 metro de altura com travas e cadeados. Esvazie baldes, bacias e banheiras após o uso, guardando-os virados para baixo e fora do alcance infantil. Instale barreiras em áreas de serviço, banheiros e quintais para restringir o acesso autônomo.

Açude em Morada Nova é o 1º a sangrar em 2026 no Ceará

Em meio às chuvas que vêm ocorrendo em todo o Ceará neste início de quadra chuvosa - período que engloba de fevereiro a maio -, o açude Curral Velho, em Morada Nova, é o primeiro a sangrar em 2026 no Estado.
As informações foram confirmadas no início da noite deste último domingo (8) no Portal Hidrológico do Ceará, que reúne dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e mostra o volume armazenado nos reservatórios do Estado.
Ainda segundo os dados da plataforma, são 41 os açudes que estão com volume inferior a 30% atualmente no Ceará, e nenhum dos 144 reservatórios, fora o Curral Velho, tem volume maior que 90% da capacidade.

Jovem morre atropelado no interior do Ceará

Um atropelamento com vítima fatal foi registrado na CE-277, à altura da localidade de Canafístula, distante cerca de 2km da cidade de Parambu.
O caso ocorreu na madrugada deste último domingo (8), e segundo os levantamentos feitos no local pela Polícia Militar, o jovem Pedro Henrique Pereira Moreira, 22 anos, residente na localidade de Merejos, na zona rural do município, supostamente sob efeito de bebida alcoólica, estaria deitado no leito da pista, quando foi atropelado por um Chevrolet Celta, cor preta, placas HYL-7134.
Em seguida, o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e entrou no matagal. Ele deixou o local e a Polícia Militar realiza diligências no intuito de encontrá-lo.
O rabecão da Perícia Forense de Taua foi acionado e recolheu o corpo para o exame de necropsia no IML.

Na contramão do estado - Baixio é a única cidade do Ceará sem assassinatos há mais de 10 anos

 O município de Baixio é a única cidade do Ceará que não registra há mais de uma década crimes como feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio doloso

Conforme a Secretaria da Segurança, o último assassinato na cidade ocorreu em 21/10/2010

Uma cidade em que ainda se pode ficar na calçada até tarde conversando com os vizinhos, enquanto crianças brincam nas ruas sem medo. Assim é Baixio, município do interior do Ceará que não registra, há mais de uma década, mortes violentas como feminicídio, homicídio doloso, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte.
Um levantamento com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostra que Baixio não registrou mortes violentas entre os anos de 2015 e 2025. Esse período pode ser maior, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS). Conforme a pasta, o último crime violento na cidade ocorreu em 21/10/2010.
A cidade de Baixio vai na contramão do estado, pois o Ceará lidera o ranking nacional de assassinatos por 100 mil habitantes em 2025, segundo dados divulgados no último dia 20 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O levantamento considera crimes como homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
No Ceará, a média é de 32,6 mortes violentas para 100 mil habitantes - mais que o dobro da taxa do Brasil, que é de 15,97%. Ao todo, foram registrados 3.022 assassinatos no Ceará em 2025, dos quais 96,9% correspondem a homicídios dolosos - quando há intenção de matar. Em todo o país foram 34.086 mortes violentas e a taxa nacional por 100 mil habitantes é de 15,97.
Baixio é a terceira cidade menos populosa do estado: tem 5.821 habitantes, de acordo com dados de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fica atrás apenas de Granjeiro e São João do Jaguaribe. Ela faz divisa com o estado da Paraíba e as cidades cearenses de Umari, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira.
A principal atividade econômica da cidade é a agricultura e lá não tem delegacia. Três agentes da Polícia Militar fazem revezamento para monitorar a cidade 24 horas.

PF apreende carga de 1,3 tonelada droga no Oceano Atlântico em operação internacional

Ação integrada interceptou embarcação brasileira em alto-mar - Três tripulantes foram presos e levados para Fortaleza.

A Polícia Federal participou de uma operação internacional que resultou na apreensão de uma carga de 1,3 tonelada de droga no Oceano Atlântico. A ação ocorreu em alto-mar no dia 1º de fevereiro de 2026, mas as informações só foram divulgadas nesta segunda (9).
Conforme a Polícia Federal, a operação foi realizada por autoridades estrangeiras, com apoio de organismos internacionais especializados no combate ao tráfico transnacional.
A interceptação da embarcação brasileira foi conduzida por um navio militar francês, após o compartilhamento de informações operacionais repassadas ao longo de janeiro de 2026. Os dados indicavam a possível utilização de rotas oceânicas por organizações criminosas da América do Sul para o transporte de cargas ilícitas. A troca de informações entre agências internacionais permitiu a identificação prévia da embarcação suspeita, localizada em área marítima fora da costa brasileira.
A Polícia Federal informou ter contribuído com informações de inteligência sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística utilizada por grupos criminosos e perfis de embarcações associadas ao tráfico de entorpecentes.
Após a apreensão da carga, três tripulantes brasileiros foram presos e levado à sede da PF no dia 5 de fevereiro de 2026. A entrega ocorreu no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, quando uma equipe da PF embarcou na fragata estrangeira para realizar os procedimentos necessários. Em seguida, os detidos foram conduzidos à Superintendência Regional da PF.
Os suspeitos poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas e permanecem à disposição da Justiça.

Tribunal do crime - Polícia resgata 4 pessoas mantidas reféns sob tortura

Quatro pessoas mantidas reféns e torturadas são resgatadas pela polícia em Fortaleza.

Dois suspeitos, de 20 e 37 anos, foram presos - Eles já tinham antecedentes por outros crimes

Criminosos mantiveram vítimas reféns por acreditarem que elas teriam presenciado um crime na região

Quatro pessoas que eram mantidas reféns e torturadas foram resgatadas pela polícia em uma casa abandonada no Bairro José de Alencar, em Fortaleza, na tarde deste domingo (8). Dois criminosos foram presos.
Os agentes chegaram ao endereço após receberem informações repassadas por policiais indicando que pessoas estariam em situação de grave ameaça em um imóvel.
Durante o cerco montado por policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), dois indivíduos tentaram fugir do interior de um terreno nas proximidades da Casa José de Alencar.
Dois suspeitos, de 20 e 37 anos, foram capturados em pontos distintos do bairro, após buscas realizadas pelos agentes. Eles foram conduzidos ao 13º Distrito Policial, onde foram autuados por tentativa de homicídio, organização criminosa e crime previsto na Lei de Tortura.
Um dos suspeitos possui antecedentes por tráfico de drogas. O outro possui registros anteriores por homicídio, resistência, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Resgate das vítimas - Ainda durante a ocorrência, os policiais ouviram pedidos de socorro vindos de uma residência situada junto ao muro do terreno onde a ocorrência se concentrava.
Ao verificar o imóvel, os militares localizaram quatro pessoas no local, sendo uma mulher trans, uma mulher e dois homens.
As vítimas estavam com as mãos amarradas e vários ferimentos pelo corpo. Além de agressões, elas foram submetidas a choques elétricos com fios descascados e uma delas teve os dentes e as unhas arrancados.
Conforme a Polícia Militar, as pessoas teriam sido mantidas sob domínio de um grupo que as acusava de terem presenciado o homicídio de um homem. Uma das linhas de investigação da polícia é a de que os criminosos acreditavam que as vítimas tivessem repassado informações para rivais.
O Samu foi chamado e socorreu as vítimas, que foram encaminhadas a unidades hospitalares para atendimento médico. O estado de saúde delas não foi informado.
Os policiais apreenderam no local armas e ferramentas usadas pelos suspeitos para torturar os moradores. Também foram apreendidos celulares e uma bicicleta. Todo o material foi apresentado na delegacia.

Policial militar, esposa e mulher são presos por transporte de 34 kg de maconha no Ceará

 Agente e a passageira tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça por tráfico de drogas

Policial, esposa e mulher são presos por transportar 34 kg de maconha em Icó

Um policial militar, a esposa dele e outra mulher foram presos por suspeita de transportar 34,8 quilos de maconha em Icó, no interior do Ceará. O caso ocorreu na última quinta-feira (5).
Conforme o auto de prisão em flagrante, a ocorrência teve início após o setor de inteligência da polícia receber a informação de que um carro estava em deslocamento para Fortaleza levando a droga.
Os agentes abordaram o veículo na cidade de Ipaumirim. Nele estavam o cabo Francisco Mateus Bezerra Aguiar Ferreira, a veterinária Zayra Cardoso Figueiredo, esposa do agente, e a passageira Emanoela Chaves Rocha.
Na ocasião, cabo Mateus se identificou como sendo membro da corporação e informou que as duas mulheres eram parentes dele. Com isso, o carro do agente não foi revistado.
O veículo seguiu viagem. No entanto, momentos depois, os policiais foram informados que a passageira havia sido deixada pelo policial em frente a um restaurante, portando duas malas.
Os militares fizeram buscas e localizaram Emanoela Chaves em uma pousada, na cidade de Icó. No quarto em que a mulher estava, os policiais apreenderam duas malas com 36 tabletes de maconha. A suspeita foi conduzida à Delegacia Regional de Icó, onde foi autuada por tráfico de drogas.
Em depoimento, Emanoela confessou à polícia que receberia R$ 3 mil de pagamento para levar a droga do município de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, até Fortaleza.
Ainda segundo a suspeita, o policial e a esposa sabiam do transporte de droga quando a buscaram na cidade de Brejo Santo e também receberiam uma quantia.

Policial e esposa negam envolvimento - Posteriormente, o policial e a esposa dele também foram presos por suspeita de envolvimento com a droga. Eles negam envolvimento no crime.
Segundo cabo Mateus, que atua na cidade de Santana do Acaraú, ele e a esposa estavam se deslocando de Brejo Santo para Fortaleza e deram carona para Emanoela por meio de um aplicativo.
Inicialmente, ele teria ajustado a carona para duas pessoas, uma de Brejo Santo e outra de Icó. No entanto, a última havia desistido da viagem.
Ainda conforme o depoimento do agente, no momento da primeira abordagem da polícia, ele percebeu que Emanoela ficou nervosa e chegou a questioná-la se ela estava com algo ilícito, o que a mesma negou.
Mateus afirmou ainda que ficou desconfortável em continuar levando a passageira, buscou orientação com uma equipe da Polícia Rodoviária Federal que encontrou no trajeto e decidiu deixar a mulher com as bagagens em frente a um restaurante.

Prisão preventiva - Durante a audiência de custódia, realizada na última sexta-feira (6), cabo Mateus e Emanoela tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Já a esposa do agente, teve a liberdade provisória concedida mediante o cumprimento de medidas cautelares. Entre elas, a proibição de visitar o agente na cadeia.
Para a Justiça, a grande quantidade de droga "dificilmente passaria despercebida aos olhos de um cabo da Polícia Militar, em atividade há 8 anos, sobretudo diante do forte odor característico da droga, circunstância que também deveria ter despertado suspeita".
"Por fim, ainda segundo o depoimento de Emanoele, esta afirmou de forma categórica que, quando Francisco Matheus e Zayra a buscaram em Brejo Santo, já teriam ciência de que ela transportava drogas e que receberiam quantia em dinheiro para tanto".

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Caminhão pega fogo após ser atingido por raio durante chuva em no interior do Ceará

 Incêndio ocorreu em rodovia entre Tamboril e Catunda e destruiu veículo e carga

Um caminhão pegou fogo após ser atingido por um raio na tarde dessa quinta-feira (5), em um trecho da CE que liga os municípios de Tamboril e Catunda, no interior do Ceará. O caso aconteceu entre as localidades de Lagoa Grande e Bom Jardim, durante uma chuva acompanhada de forte atividade elétrica. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
De acordo com o relato do motorista, o veículo seguia de Monsenhor Tabosa para Crateús, transportando produtos da Nestlé, quando foi atingido pela descarga elétrica. O impacto provocou um incêndio que consumiu completamente o caminhão e a carga.
O caminhão era conduzido por José Anastácio, morador do bairro Terrenos Novos, em Sobral, e tinha como ajudante um homem conhecido como Romário, também residente no município. O motorista contou que o trajeto seguia normalmente, apesar da chuva e dos relâmpagos registrados na região.
Segundo ele, ao passar pela localidade de Bom Jardim, um raio atingiu diretamente o caminhão, dando início ao incêndio. O fogo se espalhou rapidamente, impossibilitando qualquer tentativa de conter as chamas.

Polícia prende trio que usava drone para tentar levar drogas e celulares a presídio no Ceará

 Suspeitos foram encontrados em uma casa próxima à unidade prisional de Itaitinga com drones, celulares e drogas após denúncia anônima

Policiais encontraram diversos materiais ilegais em casa próxima a presídio na RMF

Três homens foram presos pilotando um drone próximo a um presídio de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Eles estavam com drogas e celulares que seriam entregues na unidade prisional.
O caso foi descoberto pela polícia após uma denúncia anônima. Os suspeitos não tiveram a identidade informada. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a denúncia informava que um carro e uma motocicleta circulavam no entorno do presídio há vários dias, e os condutores tinham atitude suspeita.
A partir disso, a polícia passou a monitorar o local e encontrou o trio em uma casa que fica perto da unidade prisional. No local, as equipes acharam drones, celulares e grande quantidade de material ilícito: 25 comprimidos de ecstasy, cinco gramas de substância semelhante a cocaína e mais de 100 gramas de material análogo a maconha.
A SAP informou que mantém ações permanentes de inteligência e monitoramento para combater a entrada de materiais ilegais em unidades prisionais do Ceará.

Interior do Ceará - Bebê é encontrado dentro de sacola em meio a lixo em Icó

 Criança foi socorrida com vida e levada para o Hospital Regional de Icó

Bebê encontrado no lixo em Icó, no interior do Ceará, foi encaminhado para hospital

Um bebê foi encontrado dentro de uma sacola de plástico em meio ao lixo na cidade de Icó, no interior do Ceará, na manhã desta sexta-feira (6). A criança foi encontrada por moradores e socorrida com vida, sendo levada para o Hospital Regional de Icó.
O bebê do sexo masculino está sendo atendido no Centro de Parto Normal, espaço da unidade que propõe um atendimento humanizado do pré-parto aos cuidados após o nascimento.
Em um dos vídeos registrados sobre o caso, a criança aparece chorando dentro da sacola de plástico. O morador que fez o registro afirma que, antes da gravação, a sacola estava cobrindo o rosto do bebê, trazendo dificuldades para que ele respirasse.
Outra imagem mostra equipes da Polícia Militar no local, enquanto um dos agentes está com a criança nos braços.

Iguatu é destaque na segurança pública do Ceará

 Delegacia Seccional conquista 1º lugar no Troféu Misp 2025 após redução expressiva nos índices de criminalidade

A 4ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede em Iguatu, conquistou o 1º lugar no Troféu Misp 2025, premiação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que reconhece os melhores desempenhos das forças de segurança pública do estado.
Em 2025, a região de Iguatu apresentou uma redução superior a 60% nos homicídios, além de baixos índices de roubos, consolidando-se como referência em segurança pública no Ceará.
Sob a coordenação do delegado seccional Marcos Sandro Lira, o trabalho integrado das forças policiais foi fundamental para os resultados alcançados. A atuação conjunta entre Polícia Civil e Polícia Militar contribuiu diretamente para o fortalecimento da segurança na região.
Na mesma solenidade, o coronel Erick, comandante do Batalhão da Polícia Militar de Iguatu, também foi homenageado pelo desempenho da PM e pelos resultados obtidos no município e cidades atendidas pela área integrada.
A entrega do Troféu ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário da SSPDS, Roberto Sá.
O reconhecimento reforça que os avanços são resultado de planejamento, integração e compromisso permanente com a segurança da população.

Mulher ligada a facção envolvida em plano contra Sérgio Moro é presa em Iguatu

 Suspeita foi detida ao tentar deixar o Ceará - Prisão integra operação de inteligência das forças de segurança

Uma ação de inteligência das forças de segurança resultou na prisão de uma mulher em Iguatu, apontada como companheira de um dos líderes de uma facção criminosa investigada por envolvimento no plano que visava o sequestro do senador Sérgio Moro.
A prisão ocorreu no momento em que a suspeita se preparava para deixar o Ceará com destino ao estado de São Paulo. Durante a abordagem policial, agentes identificaram inconsistências nos documentos apresentados, o que motivou a condução imediata da mulher à delegacia para averiguações mais detalhadas.
De acordo com as investigações, a suspeita estava residindo no Ceará há aproximadamente quatro meses. A partir da prisão, os policiais conseguiram avançar nas apurações e chegaram ao paradeiro do companheiro, apontado como integrante da organização criminosa e alvo de mandados judiciais em aberto.
A mulher foi apresentada à autoridade policial competente, onde foram adotados todos os procedimentos legais cabíveis. A operação é considerada estratégica pelas forças de segurança por integrar o trabalho contínuo de combate ao crime organizado e de prevenção a ações criminosas contra autoridades públicas.

Confronto policial em Monsenhor Tabosa resulta em cinco mortos e quatro presos

Uma operação conjunta das equipes do Comando Tático Rural (Cotar) e do Batalhão de Polícia de Choque (Raio) na noite desta quinta-feira (5) resultou em um intenso confronto no bairro Massapê, em Monsenhor Tabosa (CE). A ação culminou na morte de cinco suspeitos e na prisão de outros quatro indivíduos, além da apreensão de armamento. Equipamento policial.
A investida policial teve início após as equipes receberem informações sobre a presença de indivíduos em uma residência na localidade. Ao se aproximarem para realizar a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros pelos suspeitos, o que desencadeou um confronto armado imediato.

Homem de 50 anos é assassinato a tiros em Tarrafas

Um homem identificado como Marcondes Palácio Dias, de 50 anos, foi brutalmente assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (5) no município de Tarrafas, localizado no interior do Ceará. O crime chocou a comunidade local, e as autoridades já iniciaram as investigações para desvendar o caso.
Até o momento, as circunstâncias exatas que levaram à morte de Marcondes Palácio Dias não foram oficialmente divulgadas pela polícia. De acordo com as informações iniciais apuradas, o homicídio está sendo investigado pelas autoridades competentes, que buscam identificar a autoria e a motivação por trás do ato.

Iguatu receberá terminal de tancagem de combustíveis interligado à Transnordestina

 O projeto visa atender diretamente a demanda da região Centro-Sul cearense, fortalecendo a logística regional, já que Iguatu fica a 380 km de Fortaleza

O município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, ganhará um terminal de tancagem de combustíveis. As instalações devem ficar dentro do Terminal Logístico de Iguatu (TLI) e são projetadas para receber, armazenar, movimentar e distribuir grandes volumes de combustíveis.
Segundo o sócio-diretor do TLI, Eugério Queiroz, as negociações para implantação do terminal estão em fase avançada, com as tratativas com os parceiros em curso.
O empreendimento, que será erguido em uma área anexa ao terminal de grãos, busca aproveitar a integração com a ferrovia Transnordestina para otimizar o escoamento de produtos vindos do Porto do Pecém e da região do Matopiba - região agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“A proposta é implantar a estrutura em uma área anexa ao terminal de grãos, que já foi previamente reservada para essa finalidade. A expectativa é que, após a formalização da parceria, as obras possam ser iniciadas ainda este ano”.
Segundo ele, o projeto visa atender diretamente a demanda da região Centro-Sul cearense, fortalecendo a logística regional, já que Iguatu fica a 380 km de Fortaleza.

Polícia Civil desarticula esquema criminoso ligado ao jogo do bicho no Ceará

Os suspeitos promoviam a coerção de cambistas, operadores e comerciantes locais.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (05), a operação "Jogo Sujo", que resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema criminoso relacionado à exploração ilegal de jogos do bicho. As capturas ocorreram nos municípios de Quixeramobim, Pedra Branca e Fortaleza.
Segundo informações da Polícia Civil, cerca de 30 policiais civis cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Cinco suspeitos foram presos durante a ofensiva. O sexto investigado teve o mandado cumprido dentro de uma unidade prisional, onde já se encontrava após ser preso na quarta-feira (04), por uma equipe da Polícia Militar do Ceará.
Durante a operação, os agentes apreenderam dinheiro em espécieveículos de luxo, uma espingarda, uma pistolamunições e outros materiais. A Polícia Civil também solicitou à Justiça o bloqueio de bens vinculados aos investigados.
As investigações apontam que o grupo atuava de forma estruturada, promovendo a coerção de cambistasoperadores comerciantes ligados a apostas e jogos. O objetivo, segundo a apuração policial, seria forçar a migração ou adesão a plataformas controladas pela organização criminosa.
Ainda conforme a Polícia Civil, as ações ocorriam por meio de ameaças intimidações presenciais remotas, além de discursos de imposição de controle atribuídos a integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Com base nas provas reunidas, a corporação representou pela prisão preventiva dos investigados pelo crime de extorsão.
Durante o cumprimento dos mandados nesta quinta, um dos suspeitos capturados também foi autuado em flagrante por estar em posse de materiais ilícitos. A Polícia Civil do Ceará informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos e desarticular completamente o esquema criminoso.

VIOLÊNCIA - Mulher é morta a tiros na frente da filha autista após homens invadirem casa em Caucaia

 Equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar do Ceará atenderam a ocorrência e realizaram buscas na região

Criminosos armados invadiram uma residência na Barra Nova, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e dispararam contra três pessoas na tarde desta quinta-feira (5). Francisca Nicole Carneiro da Silva, de 28 anos, morreu no local após ser atingida pelos tiros, na frente de sua filha de apenas 6 anos, diagnosticada com autismo. O crime causou comoção entre vizinhos e familiares.
Além de Nicole, foram baleados Luan Bezerra Rodrigues, de 25 anos, e João Rafael da Silva, de 28. Ambos foram socorridos em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante o trajeto para o hospital, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu, sendo seu corpo deixado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia.
Equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar do Ceará atenderam a ocorrência e realizaram buscas na região. Dois homens foram detidos na mesma rua onde o crime ocorreu e levados ao Núcleo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Caucaia para averiguação. Após investigação inicial, constatou-se que ambos eram inocentes, não possuíam antecedentes criminais e comprovaram álibi no momento do crime.
Segundo a Polícia Militar, a principal linha de investigação aponta que o ataque pode ter sido motivado por uma disputa entre grupos criminosos rivais que atuam na região. Nenhuma arma foi apreendida durante as diligências, e a identidade dos autores ainda não foi confirmada. O caso segue sendo apurado pelo DHPP, que trabalha para identificar os responsáveis e esclarecer a motivação do homicídio.

'Franquia de agiotagem' - Colombianos alvos de operação no PI, MA e CE cobravam juros de até 30% ao dia

Nesta quinta-feira na segunda fase da Operação Macondo, 14 pessoas foram presas - Nove seguem foragidas.

Suspeitos de esquema milionário de agiotagem são presos em operação no PI, MA e CE

Os suspeitos de participar de um esquema milionário de agiotagem, presos durante a segunda fase da Operação Macondo, são colombianos e ameaçavam as vítimas e cobravam juros de até 30% ao dia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Nesta quinta-feira (5), 15 pessoas foram presas.
As investigações apontam que o grupo funcionava como uma espécie de franquia criminosa, com divisão de tarefas e envio do dinheiro arrecadado para um líder. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 milhão nas contas dos investigados, para congelar bens e quantias que possam ter origem na agiotagem.
Entre as prisões, 13 ocorreram em Teresina e cidades do Norte e Sul do Piauí, e uma em Petrolina (PE). Além das prisões, as forças de segurança cumpriram 27 mandados de busca e apreensão contra os investigados em Teresina, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Oeiras, Amarante, Picos, Timon (MA) e Tianguá (CE).
As prisões fazem parte da Operação Macondo, realizada em 2025 contra colombianos e venezuelanos acusados de cobrar dívidas com juros de mais de 30%. Eles distribuíam panfletos oferecendo empréstimos e exigiam o pagamento de multas diárias de até R$ 70.

Ataque a tiros deixa um homem morto e 3 baleados no Ceará

 Vítimas foram atacadas por dois criminosos armados

Homem é morto e três pessoas são baleadas em Pedra Branca

No momento do ataque, duas mulheres e um homem foram baleados dentro de um restaurante

Um ataque a tiros em uma churrascaria deixou um homem morto e três pessoas baleadas no Bairro Bom Princípio, em Pedra Branca, no interior do Ceará, na noite da última quarta-feira (4). Uma câmera de segurança flagrou o crime.
As imagens mostram o momento em que dois homens de capacete atiram contra um grupo que estava no estabelecimento, localizado ao lado de um posto de combustíveis. Durante a ação, três pessoas foram baleadas no local.
As quatro vítimas, sendo dois homens e duas mulheres, foram socorridas e levadas a um hospital da região. No entanto, um homem de 25 anos, que não teve a identidade informada, não resistiu aos ferimentos e morreu.
O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Pedra Branca.