sábado, 17 de março de 2018

FÉ - Esperanças do homem do campo estão depositadas em São José

O sertanejo cearense se fortaleceu na fé. Há séculos. A religiosidade do homem e da mulher do campo remonta à colonização com a sua herança católica, advinda de Portugal, que aqui ganhou contornos próprios de uma expressão ora mística, ora popular, quase sempre fugindo da imposição oficial da Igreja. A fé nos santos é um exemplo. E São José, padroeiro do Ceará, é um dos mais venerados no Interior cearense.
No Estado, em 19 paróquias e em centenas de capelas em vilas rurais e áreas urbanas, os devotos rezam e cantam, participando de novenários, caminhadas, missas, ofícios e louvores dedicados a São José, cuja data se comemora com feriado estadual na próxima segunda-feira, 19. Os católicos renovam preces, fazem novos pedidos e agradecem às graças alcançadas.
Chuva - Quando os anos ficam escassos de água, aumentam as preces e o sertanejo fortalece a sua fé, apelando para o pai adotivo de Jesus Cristo. Há uma relação entre São José e as chuvas no Ceará. Em período de estiagem, a data dedicada ao santo é considerada o limite. "Se não chover até o Dia de São José, o sertanejo perde a esperança no inverno. Outros já acreditam que, chovendo no dia 19, o inverno está garantido".
A série histórica mostra que março é o mês que se registra maior pluviometria no Ceará durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio). A ocorrência do Equinócio em março (20/21), quando dia e noite tem igual duração por causa da passagem do sol sob a linha do Equador, marca a mudança de estação - o início da Primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul.
Esse fenômeno natural pode influenciar a ocorrência de chuva e pode ter contribuindo para alimentar a fé sertaneja dada a proximidade do dia dedicado a São José (19).
Ciência à parte, os devotos não se cansam de rezar e renovar preces a São José. E um dos maiores pedidos é para ocorrência de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário