sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Comporta é liberada e águas da Transposição seguem para o Cinturão das Águas

Apesar de liberadas, a SRH projeta que o transporte do recurso hídrico aconteça no primeiro semestre de 2021, durante a quadra chuvosa

 Finalmente as águas do São Francisco seguem para o Cinturão das Águas

A comporta que libera as águas do Eixo do Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), no reservatório de Jati, foi acionada na manhã desta quinta-feira (20). Com isso, o recurso hídrico seguiu, finalmente, pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Esta etapa é apenas de testes, mas a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH) acredita que o transporte acontecerá, efetivamente, no primeiro semestre de 2021, garantindo a segurança hídrica para 4,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 
De Jati, a água segue pelo chamado "eixo emergencial" do CAC, de 53 quilômetros de extensão, até o Riacho Seco, em Missão Velha, fluindo para o Rio Salgado e, pelo seu curso natural, alcançará o Rio Jaguaribe, até finalmente, chegar ao açude Castanhão. São cerca de 350 quilômetros de trajeto. A transferência do recurso hídrico para a região da capital cearense acontece pelo Eixão das Águas.  
Nesta fase de testes, a previsão da SRH é que as águas cheguem ao Castanhão em um prazo de dois a três meses. Do maior açude do Ceará até Fortaleza, a transferência será em um prazo menor: três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário