terça-feira, 20 de outubro de 2020

No interior do Ceará - Fenômeno solar chama a atenção de moradores de Iguatu

Meteorologista do Inmet explica que o 'halo solar', embora não seja raro, costuma durar poucos minutos

O fenômeno atraiu a atenção de moradores de Iguatu

Um fenômeno solar chamou a atenção de moradores da cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, no fim da manhã da última segunda-feira (19) e início da tarde. Um círculo colorido ao redor do sol se formou e atraiu olhares da população. De acordo com meteorologistas, ele é conhecido como "halo solar".
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Rodrigues, explicou que o fenômeno não é raro e "se forma quando há aumento de umidade na atmosfera e nuvens que carregam os cristais de gelo refletem em uma área local, formando o círculo colorido a partir da decomposição da luz solar".
O especialista explicou ainda que o halo solar acontece por causa da presença de uma nuvem bem fina, que só é identificada justamente quando tem esse 'halo'. O nome da nuvem é Cirrostratus. Rodrigues acrescenta que o halo solar “pode ocorrer em qualquer época do ano e em todas as regiões, quando as condições de umidade e nuvens elevadas estão dadas”.

Curiosidades - O 'halo solar' ocorre na troposfera, isto é, na camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km e até 17 m de altura;
A coloração, que se assemelha a de um arco-íris, deve-se ao fenômeno de dispersão da luz, que entra nos cristais de gelo na forma de luz branca e, ao sofrer duas refrações consecutivas de ar-gelo e gelo-ar, é espalhada em suas sete cores;
O halo não é redondo por causa do Sol, mas, devidos aos cristais de gelo que possuem formato hexagonal e refletem a luminosidade em formato de círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário