sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Sobe para 14 o número de casos de varíola dos macacos confirmados no CE

A maior parte das confirmações é de residentes de Fortaleza, com 12 infectados

A chamada varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox

O Ceará contabiliza 14 casos confirmados de varíola dos macacos, a monkeypox, informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta sexta-feira (12).
A maior parte das confirmações é de residentes de Fortaleza, com 12 infectados. Outros dois casos são de residentes de Russas e Sobral. Todas as confirmações até o momento são de pacientes do sexo masculino com idades entre 20 e 49 anos.
O Estado soma 263 notificações, destas, 88 foram descartadas laboratorialmente e 161 seguem em investigação.

QUAIS OS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS - Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a OMS, e desaparecem por conta própria, sem tratamento.
“Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm o risco de sintomas mais graves e de morte por varíola dos macacos. Profissionais de saúde também estão em maior risco devido à maior exposição ao vírus”.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são

Lesões na pele (erupções cutâneas)

Febre de início súbito

Inchaço dos gânglios, popularmente chamado de “ínguas”

Dor de cabeça

Dores musculares e nas costas

Calafrios

Exaustão

Feridas na região genital, no ânus e na boca

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.
As lesões na pele, principal característica da doença, tendem a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Podem também ser encontradas na boca, genitais e olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário