quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Novas variantes devem gerar aumento de casos de covid no Brasil nas próximas semanas

A principal medida no atual momento é a vacinação de reforço contra a covid-19 - Situação em outros países é alarmante

Subvariante Ômicron BQ.1 já tem casos confirmados no Brasil

O aumento da positividade de testes para covid-19 e o aumento de casos reportados na variante BQ.1 no Brasil alertam para provável aumento de casos da infecção nas próximas semanas no País. Conforme pesquisadores, a principal medida de prevenção neste momento deve ser garantir as doses de reforço contra a doença.
A formação das novas variantes. A BQ.1 é uma linhagem que descende da Ômicron BA.5, linhagem que causou ondas de casos no meio deste ano junto com a BA.4. 
A XBB, que também tem causado preocupação, é uma variante recombinante. O genoma desta variante deriva da combinação de duas linhagens da BA.2 (BA.2.10 e BA.2.75). Ela tem circulado em países como Singapura, Índia e Bangladesh.
O alerta também vem de fora, visto que países na Europa tem passado por uma onda de casos de covid-19, causada principalmente pela variante BQ.1. Nos EUA, a BQ.1 tem aumentado bastante em frequência. Isso é esperado, dado a disseminação desta variante na Europa.
Ainda não se observa aumento expressivo de casos nos EUA, mas esta alta é provável em breve.

Quais cuidados a população deve tomar agora - Estar com o esquema vacinal em dia é essencial. "Vacinas não blindam nosso corpo com o vírus: infecções ainda são possíveis. No entanto, as defesas promovidas pelas vacinas evitam casos graves da doença, algo primordial para evitar sequelas causadas pela infecção, e evitar crises maiores em nível de saúde pública".
Quem não buscou sua terceira ou quarta dose, o momento é agora. "Uso de máscara em ambientes fechados e com muita gente, como no transporte público, segue sendo essencial, em especial para grupos mais vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos".

Cenário no Ceará - Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), não há casos registrados da subvariante BQ.1 da covid-19 no Estado. A Pasta informou que, por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), "monitora ativamente o cenário epidemiológico junto aos municípios cearenses".
Diante de sintomas, a população deve utilizar máscara de proteção para evitar possível transmissão e realizar testagem nas unidades de saúde municipais. 
O Ceará pode passar por nova onda da covid-19.
 Em Fortaleza, a taxa de positividade de exames triplicou em uma semana, saindo de 1,6% para 5% no período. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário